x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.410

declaraçao imoveis

lorenzete argola

Lorenzete Argola

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Rural
há 14 anos Domingo | 21 novembro 2010 | 23:27

Ola, boa noite, tenho uma pequena duvida e espero que possam me ajudar.

Recentemente comprei um terreno por um valor baixo e nele construi uma casa, e minha irma comprou outro ao lado e tbm construiu uma pequena casa.
So que nao pagamos a totalidade do material de construçao que foi comprado no nome de minha mae e devidamente negativada( por falta de condiçoes financeiras).
Nossa declaraçao dos anos anteriores talvez nao mostre suficiente renda para construçao deste imovel que recem ficou pronto. Pergunto ,posso vender a casa sem nenhum problema e pagar os debitos? como faço para declarar a casa no imposto de renda? E minha mae pode ter algum problema a mais a nao ser a negativaçao?

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 07:34

Bom dia Lorenzete,

Para que alguém possa orientá-lo adequadamente, você deve prestar mais algumas informações.

Este imóvel (o terreno) consta de sua Declaração de Imposto de Renda, a casa está averbada? Você ou sua mãe tem como provar a origem do dinheiro que permitiu a compra do material de construção?

...

lorenzete argola

Lorenzete Argola

há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 12:42

Ola, sim esta averbada, foi recem construida.
Nao esta declarado ainda, o terreno foi trocado(os 2 lotes) por uma pequena construçao que fizemos ao dono do mesmo assim sendo, ele ficou com 1 casa, mas na epoca pensavamos que poderiamos pagar pelas 3.
Como o material ja havia sido comprado, fizemos as 2 restantes para nos.
So que como veio os tempos dificeis rsrs, estamos ainda sem pagar o material.( ja que abrimos a empresa e no inicio é dificil)

Somos autonomos, ano passado eu nao declarei renda, este ano abri uma pequena empresa que esta tendo pequenos lucros. Nao saberia como confirmar meus ganhos =/ , ate pq a casa nao foi paga ainda( o material, parte dele).

Acontece que, como precisamos de dinheiro, e as csas se valorizaram =), gostaria de vende-las e, desta maneira, poderia pagar o material restante e ainda ter um pequeno lucro q preciso muito.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 14:30

Boa tarde Lorenzete,

Para regularizar sua situação sem que tenha que apresentar-se à Secretaria da Receita Federal e justificar a origem do dinheiro que lhe permitiu adquirir o terreno e construir a casa em questão, você terá de retificar as Declarações entregues desde o ano em que houve a aquisição dos imóveis em questão.

Não há como incluir (agora) imóveis adquiridos em anos anteriores, mesmo que o negócio tenha sido feito por permuta.

Quando efetivar a venda, o ganho de capital dependerá de como tenha sido declarado o imóvel que está vendendo.

Se você constituiu empresa, deve ter um contabilista responsável. Nestes termos é aconselhável que exponha a situação ao mesmo para juntos adotarem as providências cabíveis no caso. Estou certo de que ele irá orientá-lo adequadamente.

...

lorenzete argola

Lorenzete Argola

há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 15:58

Grato, entrarei em contato com ele sim.

Mas para retificar devo demonstrar as notas fiscais em questao?mesmo nao pagas e em nome de outra pessoa? como faço para incluir um imovel com seu devido valor sem ter rendimento comprovado? so retificar? e apos isso somente pagarei imposto sobre os rendimentos a mais declarados?

sendo assim poderia entao vender as 2 casas(agora) sem problemas retificando os valores recebidos, receber por elas e pagar as despesas correto? ja que no imovel nao constam dividas.

desculpe o monte de perguntas .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade