Vanderson Batista de Souza
Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente ContabilidadeBoa noite,
Estou começando agora e ainda estou por fora desse assunto,
Gostaria de esclarecer uma dúvida, agora o setor público também tem que fazer a retenção de impostos na fonte.
Só há retenção de imposto na fonte quando há uma relação de prestação de serviços envolvida, quando o documento fiscal apresentado é uma nota fiscal de serviços.
Poderiam me esplanar sobre as alíquotas, e as retenções de IRRF, PIS/PASEP, COFINS e CSLL???
O recolhimento da retenção poderá ser feito no fim do mês, de acordo com o pagamento da tesouraria (processos pagos naquele mes), para pagamento da retenção em cima desses processos na primeira semana do mes seguinte ???
Ex. Existem vários processos de serviços de diversas empresas, à medida q a tesouraria vai pagando-os, já faz o pagamento descontando o valor dessas retenções, q geralmente já vem na nota da empresa. Então a contabilidade no fim do mês vai somar essas retenções e fazer um empenha extraorçamentário???
Desculpem por minha ignorância, mas poderiam me explicar o passo a passo disso. No caso trabalho num fundo de saúde temos muitos processos de exames, consultas, e outros de serviços. É sabido que energia elétrica, internet, e outras cotas de consumo não se incluem nessa.
A minha questão é cada processo q eu empenhar devo calcular essas retenções pra quando chegar na tesouraria ela já pagar a parte líquida já q alguns nã tem nota??? Eu somarei essas retenções calculadas por empresa, e lançarei no fim do mes em um outro empenho pra fazer o recolhimento???
O IR é sempre 1,5 %, e somando pis,cofins e csll, 4,5% em qualquer nota???
Grato pelos esclarecimentos.