x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 744

Escrituração de empresas organizadoras de eventos

LUIZ CARLOS BATTEL

Luiz Carlos Battel

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 15:12

boa tarde, Tenho como cliente uma empresa que organiza eventos como festas de formaturas, os alunos depositam na conta juridica de nossa empresa, valores mensais para custear os gastos com os eventos e festas, esse dinheiro depositado é usado para pagamento de despesas na realização das festas, e as notas fiscais e os recibos são emitidos em nome do presidente da comissão de formatura, despesas estas pagas com cheques emitidos pela nossa empresa, na conclusão do evento nossa empresa emite uma nota fiscal de prestação de serviços de organização de festas, que gira em torno de 10% do valor depositado pelos formandos; como devo proceder para não ter problemas com o fisco devido a movimentação financeira ser maior que o faturamento?

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 22:41

Bom, antes de adentrar na explicação que entendo ser a correta, diante dos fatos relatados, vou fazer uma sugestão:

Crie um fundo de formatura com ata própria e obtenha para o mesmo o registro em cartório e posteriormente o CNPJ, dai os valores arrecadados e gastos e cada caso vão ficar diretamente relacionados com o fundo, sendo que a empresa será remunerada pela administração do fundo e emitirá aos mesmos a competente nota fiscal de tal serviço prestado. Crie uma ata para cada caso sempre!

Considerando o que esta sendo feito, os valores recebidos confundem-se com o movimento da emrpesa e sendo muitos fundos, a emrpesa terá imensa dificuldade de demosntrar que os gastos referem-se a cada fundo, como não existem, ao que tudo indica, contas bancarias específicas, a empresa de seu cliente esta com um risco bem alto.

Você deve trazer lançado contabilmente em contas específicas cada despesa envolvida no fundo, bem como as receitas de contribuição de cada um e ainda as rendas extras.

Tome muito cuidado para que a receita não entenda toda movimentação como receita sonegada e lhe cobre impostos sobre tais valores.

Torço para que tenham contas separadas em sua empresa, caso contrário a contabilidade tem que ser bem clara para demonstrar todas as origens de recurso e suas aplicações.

Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade