x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.669

IRPJ e CSLL de Industria de Laticinios

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 18:02

Boa tarde.
Estou com uma dúvida imensa e gostaria de esclarecer a mesma, o único local que creio que poderão me ajudar é aqui.

Atualmente, estou num laticinio. Além de comprar e vender leite, faz achocolatado, leite condensado e manteiga.
É feito mensalmente a apuração de PIS e COFINS, mas não é feito trimestralmente a apuraçaõ do IR e CSLL. Como vim de outra empresa que era lucro real mas outro ramo de atividade, lá se calculava além do PIS e COfins, o IR e a CSLL, eu mesmo cheguei a fazer pra aprender.

Alguém pode me passar a base da legislação pra laticinio? por que não apura IR e CSLL?

Grato e mais uma vez, muito obrigado.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 19:46

Caio,

Veja primeiro qual a condição tributária da empresa.

Tanto o LR quanto o LP, devem apurar IRPJ e CSL.

No caso do LR pode estar trabalhando com balanço de suspensão, ou seja, apurando e fechando mês a mês e, desta forma, compensando prejuízos e bases negativas, além de uma provável antecipação que possa ter existido no tempo.

Se não for assim, só não estaria apurando se exisitsse prejuízo a cada trimestre, mas de qualquer forma deveria existir a apuração para comprovar.

Na modalidade de Lucro Real, o que poderia existir seria um benefício, mas nunca deixa de pagar o imposto. Entendo que deva pesquisar mais os motivos pelos quais não estão apurando, se é que de fato, não estão mesmo.

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 09:01

Bom dia.
Obrigado Carlos, apenas para esclarecer tá? é LR = Lucro real a empresa.
Realmente, não está sendo feito a apuração não, até comentei isso com o contador pois o mesmo veio comigo pra saber o motivo de tal ato.
Como você falou em Balanço de suspensão, é isso que acontece, creio eu pois na Dacon, é informado esse balanço de suspensão sim, mas a minha dúvida ta´mbém é que, como é feito a apuração de PIS e Cofins (eu que faço) mesmo dando a recuperar, creio que o IR e CSL também deveriam ser feitos.
Na verdade, eu não gosto de fazer nada que não entendo bem.
Por isso a minha dúvida.
Vou procurar algo sobre balanço de suspensão pra sanar mais minhas dúvidas.
Obrigado.

Helida Maria de Avila Vilela

Helida Maria de Avila Vilela

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 dezembro 2011 | 17:49

Boa tarde!
Tenho um cliente que transporta leite a granel, ele está querendo, ou seja, ele já faz, ele só ta querendo formalizar. Ele compra leite do produtor rural e vende para as industrias. Pergunto: Como será esta empresa, onde somente compraria e venderia o leite in natura, sem sofrer modificações. Quais seriam os impostos a recolher? Qual a melhor forma de tributação? O cnae seria o mesmo dos laticinios?Eu vi falar que PIS, COPFINS e ICMS esta isento. Se alguem puder me ajudar ficarei muito grata.
att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: