x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 984

DCTF Dezembro Certificação

Jair Cini

Jair Cini

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 10:04

Olá colegas, vejam o absurdo. Estou enviando a DCTF de Dezembro de algumas empresas, assinalando a inatividade durante o exercício de 2010. Infelizmente, É condição obrigatória o uso da certificação digital!!!!!!!!!!!! As empresas estão inativas há anos. Onde posso me socorrer? Alguém tem caso semelhante?

Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 12:59

Bom dia Saulo!

Tenho aqui no escritório algumas empresas que tem movimento, porém não mandam para a contabilidade (normal?), com isso, não foram calculados os tributos devidos, não foi feita a folha, nem balanço, etc...

Pergunta: Devemos enviar a DCTF de dezembro informando que todos os meses foram sem movimento?

Detalhe: No início do ano a pessoa que trabalhava aqui não sabia que as declarações a partir desse ano seriam mensais e não as enviou até o mês de abril... Seria uma oportunidade de não pagar a multa por essas declarações (DCTF's) não enviadas?

Desde já agradecida!

Sds,

Roane Pacheco
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 15:47

Boa tarde Roane,

Sem entrar no mérito de continuar (ou não) mantendo a responsabilidade pela contabilidade destas empresas, vamos nos ater (tão simplesmente) a resposta do questionamento em questão.

Se tais empresas segundo você têm movimento a despeito de não ter sido calculados os tributos devidos, a folha de pagamento, balanço, etc. devem manter contas bancárias.

Se as mantêm, desde 2007 a Receita Federal tem recebido regularmente informações enviadas pelos estabelecimentos bancários que as enviam em obediência do disposto na IN RFB 802/2007 , ou seja já sabe que mantinham movimento a despeito da omissão de receitas e da falta de declarações.

Vale dizer que a qualquer instante estas empresas podem ser autuadas com data retroativa àquela.

Nestes termos eu não entregaria as declarações como se inativas estivessem, pois na realidade não estiveram. Entregá-las nestas condições é atestar (por escrito) a conivência do Contador com a clara intenção de sonegação.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.