x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.745

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 11:12

Bom dia pessoal,


Tem uma pessoa que é microempreendedor e quer que eu seja o contador dele.

Mas a mulher da junta disse que pra ele ter contador precisaria sair do SIMEI e entrar no Simples.


A pergunta é a seguinte, se ele sair do Simei e ir p/ o simples ele irá recolher os impostos na forma de uma empresa normal ou MEI.

E se isso que a mulher da junta comercial falou é verdade, pois eu acho que se o MEI quiser ter contador pode mesmo na condição de mei sem precisar sair do SIMEI. Sei que a contabilidade não é obrigatória mas se ele quiser tem todo direito.

Se alguém souber a respeito do assunto e puder me ajudar a resolver essa situação eu agradeço.

Jailson Nascimento
Contador

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 11:51

Bom dia Jailson,

A "Mulher da Junta" está completamente equivocada.

Qualquer um pode contratar um contador sem que para isto tenha de mudar de sistema tributário.

...

Cassiel Leite de Melo

Cassiel Leite de Melo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 12:41

Reforçando o que o colega disse, voce pode sim atuar como contador da microempreendedora sem que ela abondone o SIMEI. Mesmo por que a contabilidade não serve apenas para o cumprimento normativo, sua principal função é o apoio gerencial, você deve conversar com ela e descubrir suas necessidades: falta de conhecimento logistico ou gerencial, e oferecer a ela serviços que auxiliem a condução de sua atividade.

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 13:20

Boa tarde pessoal,

Só mais uma pergunta, no caso na RFB ele está sem contador, como faço p/ me colocar como contador dele? Uma vez que eu já tentei fazer essa alteração e não consegui.

Att,

Jailson

Jailson Nascimento
Contador

William Marchl

William Marchl

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 17:35

Boa tarde Jailson,

Aqui em SP funciona da seguinte forma, enviamos via PGD um pedido de alteração do contabilista com o código 232, a RFB recebe o arquivo e encaminha para o posto fiscal da jurisdição do MEI que solicita a autorização com firma reconhecida do contador, geralmente eles dão um prazo para levar a solicitação, pelo menos é assim que funciona em alguns postos fiscais como Osasco e Sé.


OBS: Reforçando a afirmação dos colegas acima, o MEI pode ter contador sim, inclusive utilizei este mesmo procedimento descrito agora, para o MEI é aconselhável contar com a assessoria de um contador, pois embora tenha benefícios tributários ele se equipara a empresa perante a RFB, inclusive sendo obrigado a enviar a RAIS e a DIRF nos casos dos que possuem maquinas de cartão de débito e crédito.

Cordialmente,

William

William Marchl
Adler Contabilidade & Consultoria
E-mail: [email protected]
Site: http://www.adlercc.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.