Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.550

Abertura de Empresas para diminuir imposto

Eduardo Ciocheti Neves

Eduardo Ciocheti Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 15:49

Boa tarde a todos, sou eu novamente, mas sempre que me surge uma dúvida gosto de recorrer ao fórum pois nada melhor que compartilhar da experiencia de nós da área contábil para esclarecer dúvidas, é comum que algumas empresas tenham comércio e prestação de serviços previstos no mesmo contrato social, e também é comum que algumas destas empresas, principalmente no simples nacional que a aliquota é variável de acordo com o faturamento, separem as atividades, visando diminuir a carga tributária, diante do exposto, pergunto, se as empresas estiverem no mesmo espaço físico, isso pode trazer algum dano para as empresas? algum fiscal pode dizer que as empresas são apenas 1 por exemplo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 17:22

Boa tarde Eduardo,

A Receita Federal não se "incomodará" com o fato de duas ou mais empresas ocuparem o mesmo espaço físico. Para todos os efeitos são personalidades jurídicas diferentes e desde que não haja a mistura destas personalidades, você não terá problema algum.

Entretanto, deve consultar alguém de seu municipio e estado com vistas a saber se a legislação municipal e a Junta Comercial permitem que isto aconteça.

Para isto, repita seu questionamento na sala Registro de Empresas

...

Valeska Schwanke Fontana Salvador
Articulista

Valeska Schwanke Fontana Salvador

Articulista , Diretor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 09:47

Boa tarde Eduardo!

Só complementando a resposta do Saulo, como são dois CNPJ distintos (certifique-se que as Constituições Empresariais estejam certinhas), não há porque a Receita (independente da esfera) imaginar que seja uma única.

Muitas empresas pequenas e iniciantes dividem sua "sala"com serviços assemelhados para diminuir os custos fixos ou mesmo para ofertar um serviço a mais para seus clientes. Por exemplo, um escritório contábil dividindo a sala com um escritório de advogacia.

Contudo, é aconselhável que se tenha a identificação de que existe as duas empresas (mesmo que seja com os alvarás em lugares distintos).

Abraços,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 6 fevereiro 2011 | 15:23


Prezados colegas,
boa tarde.

Sobre a questão de abrir duas empresas num mesmo espaço físico, isso "pode ser possível" para empresas prestadoras de serviços.

Para empresas com inscrição estadual, notadamente aquelas que comercializam mercadorias, dificilmente passarão por uma vistoria por parte da SEFAZ estadual.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.