Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.714

Rogério Sander

Rogério Sander

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 11:25


Pessoal, boa tarde.

Preciso fazer a declaração de meu irmão, no ano anterior ele trabalhou em 4 empresas diferentes de carteira assinada, mas até aí tudo bem. Neste mesmo ano e concomitantemente ele fazia vendas tipo herbalife. Quero acrescentar esta renda na declaração, mas não sei onde colocar. Preciso que isso faça parte do calculo do imposto? Ou posso colocar em algum lugar não tributável?

No total recebeu R$23.211,51, no último ano, sendo que R$14.241,33, foram lucro das vendas fora. Como e onde faço este lançamento?

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 14:23

Boa tarde Rogério,

Este rendimento "extra" que você pretende (e deve) incluir na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoas Fisicas - DIRPF de seu irmão, é tributável.

Vale dizer que não há como declarar "em algum lugar não tributável "

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 17:56

Boa tarde Rogério,

O rendimento deve ser declarado de acordo com a forma de recebimento (fonte pagadora):

1. se ele compra o produto e vende (por valor maior) à pessoas fisicas, está aí incluindo sua comissão ou ganho. Neste caso deve declarar o ganho mensal na ficha "Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoas Físicas/Exterior",

2. se recebe a comissão diretamente do fabricante ou do distribuidor, deve declarar tais rendimentos na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Juridicas". Neste caso a Pessoa Jurídica deverá fornecer o Informe de Rendimentos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade