x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.434

IRPF - dependentes

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Analista
há 18 anos Sexta-Feira | 27 abril 2007 | 18:04

Boa tarde,

Tenho um cliente que tem dois filhos menores de idades e sócios de uma empresa, que no contrato social a mãe que é responsável pelos filhos. A mãe faz sua declaração separada do marido.
Os dependentes só entraram na declaração da mãe?
Posso colocá-los como dependente do pai também.

Grata,

Sandra.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sexta-Feira | 27 abril 2007 | 23:21

Boa noite Sandra,

Lê-se no menu "Ajuda" do Programa que Na declaração em separado, os dependentes comuns somente podem constar na declaração de um dos cônjuges.

Vale dizer que podem constar na DIRPF de qualquer um dos cônjuges (do pai ou da mãe), mas apenas em uma das duas. Como alternativa cada cônjuge pode declarar um dependente.

Cabe lembrar que ao incluir da DIRPF o dependente, o contribuinte terá de incluir também os bens as dívidas e os rendimentos deste.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 08:42

Uma dúvida meio "boba" que me bateu agora:

Sei que os dependentes só podem ser declarados na DIRPF de um dos cônjuges.

Mas para cálculo de IR retido na fonte de rendimentos do trabalho, um filho pode ser dependente dos dois pais, por se tratar de IR-Fonte e não DIRPF???

É que tenho um cliente que, tanto ele quanto a esposa recebem salários que sofrem retenção do IR e, quer que eu coloque os dois filhos do casal como dependentes (dele e da esposa). Até aonde eu sei isto não pode, mas ele alega que "um amigo" falou que por se tratar de IR-Fonte e ser de rendimentos do trabalho, um filho pode ser dependente do pai e da mão ao mesmo tempo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade