Patricia Cunha
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista SistemasPrezados,
gostaria que alguém me ajudasse. Fiz minha declaração IR 2010 tudo certinho, declaração simples que não tem erro. Porém entrei na malha fina, fui verificar junto a receita e a mesma me informou que a empresa no qual trabalho fez a declaração errada no programa PER/DCOMP.
Encaminhei um email para a empresa para saber o que tinha acontecido pois eu estava de licença maternidade, e a mesma me respondeu o seguinte:
"Seguem abaixo, informações a respeito da restituição do Imposto de Renda.
Mensalmente, a PETROBRÁS retém das faturas emitidas pela BL Informática um valor a título de IR na fonte, gerando um saldo credor
para a empresa junto à RFB.
Conforme permitido por lei (Artigo 2º da IN nº 598/2005) , a empresa poderá compensar essas retenções nos pagamentos futuros de tributos devidos à RFB através de PERDCOMP e, é o que a BL Informática tem praticado.
A BL Informática fez contato com a RFB para esclarecer o que estava acontecendo com a liberação da restituição dos funcionários, e, o que nos informaram, foi que o sistema de checagem da receita DIRF x DARF não "fala" automaticamente com os documentos de compensação (PERDCOMP / DCTF). Esta liberação é manual, feita através de análise de um fiscal e, segundo o chefe da Malha Fina da Delegacia da RFB de Niterói, Sr Dagoberto, temos que aguardar.
A BL Informática enviou um ofício para o delegado da RFB de Niterói, ratificando as informações já prestadas e solicitando agilização na liberação da restituição do IR retido na fonte dos funcionários.
"
- Isso realmente é viável, o que a empresa está fazendo ?
- Eu não tenho o que fazer perante a receita a minha declaração está correta.
- A empresa não deveria abrir um processo administrativo junto à receita?
- Nessa mesma situação há uns 25 funcionários.
- Isso não seria sonegação de imposto, pois eles declararam uma coisa para nós e na receita fizeram outra coisa.
Atenciosamente,
Patricia Cunha.