Wagner Farias
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidaderespostas 2
acessos 5.886
Wagner Farias
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeRenato Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeOpa.
Também estou com a mesma dúvida...
Variação cambial ativa (vendi 1.000,00 cotados a 2,00) que é o ganho, entra na "Adição" ou "Exclusão"?
E o inverso^(vendi 1.000,0 cotados a 0,80) que é o perjuízo, entra na "Adição" ou "Exclusão" na apuração do IRPJ e CSLL?
Desde já, obrigado.
T+
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Renato
O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta original atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receitas) ou de variações monetárias passivas (despesas).
Vale dizer:
Se houver desvarolização do negócio em relação a moeda estrangeira, a atualização cambial gera variação monetária passiva nas obrigações e ativa nos direitos negociados. Dar-se-á o contrário - variação monetária ativa nas obrigações e passivas nos direitos - se houver valorização do negócio.
Nestes termos haverá aumento de receitas e mais imposto quando a variação for ativa e menos receitas menos imposto quando passiva.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade