x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.713

Variações Cambiais Adiçoes e Exclusões

WAGNER FARIAS

Wagner Farias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 09:42

Bom dia a Todos!

Na Adição e Exclusão da Apuração do IRPJ e da CSLL, entra os valores com Variações Cambiais... Minha duvida é, se a Variação cambial Passiva ou Ativa Liquidadas no periodo entra na parte de Variação Cambial Passiva ou Ativa apurada no periodo.

Obrigado

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 15:47

Opa.

Também estou com a mesma dúvida...

Variação cambial ativa (vendi 1.000,00 cotados a 2,00) que é o ganho, entra na "Adição" ou "Exclusão"?

E o inverso^(vendi 1.000,0 cotados a 0,80) que é o perjuízo, entra na "Adição" ou "Exclusão" na apuração do IRPJ e CSLL?

Desde já, obrigado.

T+

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 16:16

Boa tarde Renato

O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta original atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receitas) ou de variações monetárias passivas (despesas).

Vale dizer:
Se houver desvarolização do negócio em relação a moeda estrangeira, a atualização cambial gera variação monetária passiva nas obrigações e ativa nos direitos negociados. Dar-se-á o contrário - variação monetária ativa nas obrigações e passivas nos direitos - se houver valorização do negócio.

Nestes termos haverá aumento de receitas e mais imposto quando a variação for ativa e menos receitas menos imposto quando passiva.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.