x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.050

Carnê Leão pago em 2010

Marcos Antônio Freita

Marcos Antônio Freita

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 12:05

Bom dia. Sou analista de sistemas, trabalho por conta própria. Durante o ano de 2010 paguei Carnê Leão sobre uma renda de mais ou menos 3.500,00 reais mensais, só que como vou tentar um financiamento imobiliário precisaria de uma renda um pouco maior. O que estou em dúvida é se eu teria que estar pagando o carnê leão um pouco maior durante cada mês ou eu posso aumentar essa renda agora quando for apurar meu IR 2010?.

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 14:10

Boa tarde Marcos,

Como você "trabalha por conta própria" não há como comprovar a renda a não ser declarando-a como "Rendimentos tributáveis recebidos de Pessoas Físicas/Exterior".

Tais rendimentos sofrem a incidência do Imposto de Renda nos moldes do Carnê-Leão o que significa dizer que você deveria recolhê-lo na época com a base de cálculo maior.

Com vistas a diminuir a multa e os encargos do pagamento do imposto em atraso, ocasionado pelo aumento na base de cálculo, você poderá (alternativamente) aumentar tais rendimentos apenas no mês de Dezembro/2010.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.