Sérgio Campanha
Articulista , Técnico ContabilidadeTenho uma dúvida sobre IR de contribuintes casados e preciso tirar. Minha situação é a seguinte: paguei imposto de renda nos últimos dois anos, cerca de R$ 550,00 só que desta vez o valor é alto e digno para minhas condições de um parcelamento maior que não existe, cerca de R$ 900,00, e por isso pensei numa alternativa. Estudei o assunto e verifiquei que é opcional a declaração em conjunto ou em separado por parte do contribuinte.
Se eu tirar minha esposa de dependente em declaração feita em conjunto há muitos anos e lançar seus rendimentos de aposentada de R$ 8.400,00 em declaração própria, claro que mantendo os bens comuns do casal na minha declaração por causa da sua condição de isenção, e, em não havendo rendimentos provenientes de bens comuns do casal que obrigariam que 5O% fosse remetido à declaração dela por sua situação de conjugê que fará declaração em separado, eu assim deixo de pagar e passo a restituir cerca de R$ 300,00. Vocês confirmariam este raciocínio como válido e isto está dentro dos parâmetros de legalidade?