Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 3.627

Reintimação receita federal

Maria Oliveira

Maria Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 18:13

Pedi para antecipar a apresentação dos meus recibos médicos para a receita federal , pois foram desepsas que caíram na malha fina. Levei-os a receita federal. Na reintimação me pediram os cheques e declaração do médico. Mas também pediram meus informes de rendimentos de aluguéis. Até aí tudo bem porque os tenho em mãos e os apresentarei amanhã. Na reintimação diz "apresentação de esclarecimentos por escrito". Basta apresentar os documentos solicitados ou é necessário fazer alguma justificativa por escrito? Também , apresentando os informes de rendimentos de aluguéis, preciso apresentar as guias de recolhimento do carnê leão ou não é necessário? Muito obrigada a quem me possa responder.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 18:14

Bom dia Maria,

A intenção do fiscal é a de apenas comprovar a veracidade das despesas médicas que você deduziu em sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Para tanto você deve comprovar o gasto com a cirurgia apresentando cópia dos cheques que usou para o pagamento ou o extrato bancário que prove a retirada do dinheiro usado para isto.

Se não o médico que fez a cirurgia, o hospital ou a clinica em que a mesma foi feita deve dar uma declaração (simples) atestando que a cirurgia foi feita naquela data. Não precisam mencionar valores, apenas o fato.

O prazo inicia-se a contar da data do recebimento do aviso/intimação.

...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 18:53

Maria, boa noite.

Voce deverá encaminhar originais (que no ato da apresentação dos documentos serão devolvidos ao contribuinte), bem como cópias dos mesmos.

Sobre os esclarecimentos, justifique de forma coesa e direta, as dúvidas que pairam sobre os lançamentos objeto de análise que ajudem no entendimento por parte do fisco.

Sobre os alugueis, envie Contrato de Locação, recibos, darfs pagos e se possível, imprima da DIRPF, a parte onde constem tais lançamentos e também anexe.

Na juntada de documentos, antes pecar pelo excesso de documentos enviados que pela falta destes.

Recentemente encaminhei um protocolo para a Receita Federal, anexo a este link, que poderá de alguma forma auxiliá-la, devendo editá-lo à sua realidade.

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 21:25


Maria, boa noite.

Pelo princípío da entidade, é bem provável que tal dedução seja glosada, caso não se trate de matriz e filial.

E a fonte recebedora poderá também ser intimada, caso a operação tenha adotado critério errado.

Eu protocolaria somente a NF. Ciente que tal dedução certamente será glosada.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Maria Oliveira

Maria Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 22:51

A receita pediu o relatório médico , mais cópia da extrato bancário e o cheque. Apresento ambos ( o cheque e o extrato) ou apenas o extrato. Essa dedução de despesa médica será abatida de qualquer forma? Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.