Boa tarde!
Estou com mesmo problema que a Antonia: nunca preenchi uma DASN!
A questão maior é que concluí meu curso técnico contábil a 2 anos e meio atrás e nele não foi nos passado sobre simples nacional. Meu marido tem uma empresa por este regime e, por problemas financeiros, acabei assumindo a responsabilidade contábil da empresa, pois o pouco que trabalhei na área pude acompanhar a rotina mensal do SN: emissão da DAS. Porém não tive a oportunidade de entregar nenhuma DASN.
De acordo com os lançamentos que foram feitos nesta empresa pelo escritório contábil anteriormente responsável e pelo fato que irei expor, gostaria que me auxiliassem em algumas dúvidas.
Já li o manual da DASN 2011 e as dúvidas a seguir foram as que persistiram.
O caso é mais ou menos o seguinte:
Uma empresa que começou com capital de 5.000,00 , todo mês solta nota 1 nota de 2.500,00 e paga imposto de 150,00 (únicos lançamentos no livro caixa). Não há mais entradas ou saídas (aluguel, compra de material, pagamentos de contas de água, luz, telefone, pró-labore para sócios, etc).
Ou seja: todo mês os lançamentos de entradas contam com somente a nota de prestação de serviço de 2.500,00 e de saídas contam com somente o pagamento de tributos de 150,00.
Dúvidas:
Nas Informações Econômicas e Fiscais de toda a ME/EPP:
1- GANHOS DE CAPITAL – o capital pode permanecer 5.000,00 ou acrescenta-se a somatória anual das receitas com a subtração dos impostos?
2- IDENTIFICAÇÃO E RENDIMENTOS DOS SÓCIOS – como não houve pagamento de pró-labore, está correto preencher como valor 0,00 os itens 7.1. Rendimentos isentos pagos ao sócio pela empresa (R$), 7.2. Rendimentos tributáveis pagos ao sócio pela empresa (R$) e 7.4. Imposto de renda retido na fonte sobre os rendimentos pagos ao sócio pela ME/EPP (R$) sendo que no item 7.3. Percentual de participação do sócio no capital social da empresa no último dia do período abrangido pela declaração (%) será colocado como 50% pois são 2 sócios?
Desde já agradeço a quem puder me orientar!