x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.043

Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 11 maio 2007 | 02:28

Eu trabalhava em contabilidade de entidades assistenciais e agora estou pegando umas contabilidades de empresas e tenho a seguinte duvida em um pequeno negocio eu já peguei uma empresa que é optante pelo simples mas estou pegando uma outra que presta serviços de limpeza e restauração de pisos e ladrilhos e o código dela é o seguinte 8299799 e fiz a pesquisa na receita federal para ver se ela era optante pelo simples e vi que não era. Já li o texto do novo imposto que vai vigorar agora em julho de 2007 e me parece que esse empresa pode ser optante pelo super simples mas gostaria de saber se ela realmente pode ser beneficiada pelo novo imposto ou não. A minha dúvida agora é a seguinte se ela não for optante quais os impostos fedrais que ela teria que pagar além do ISS municipal que já vi que é de 5% sobre o valores mas não sei ainda sobre os tributos federais que são cobrados. Agradeço desde já a atenção de todos.

MARCELO ROCHA
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 12 maio 2007 | 22:15

Boa noite Marcelo,

Você tem razão quanto a possibilidade das empresas cujas atividades sejam os "serviços de limpeza" optarem pela sistemática do Simples Nacional, uma vez que ela está prevista no inciso XXVII do §1º do artigo 17 da LC 123/2006 (XXVII - serviço de vigilância, limpeza ou conservação;)

No entanto, pela importância, cabe lembrar que as atividades previstas nos incisos XIX a XXVII do referido dispositivo não terão incluídas entre os impostos que compõem o Simples Nacional as Contribuições para Seguridade Social a cargo da Pessoa Jurídica, além de ter suas receitas tributadas na forma do Anexo V da referida Lei.

Inciso V do § 5º do Artigo 18 da LC 123/2006
V - as atividades de prestação de serviços previstas nos incisos XIX a XXVIII do § 1o e no § 2o do Artigo 17º desta Lei Complementar serão tributadas na forma do Anexo V desta Lei Complementar, hipótese em que não estará incluída no Simples Nacional a contribuição prevista no inciso VI do caput do Artigo 13º desta Lei Complementar, devendo ela ser recolhida segundo a legislação prevista para os demais contribuintes ou responsáveis;

Vale dizer que as receitas destas empresas ficam sujeitas a "famosa" relação (r), ou seja, as alíquotas irão depender da relação direta entre o faturamento e o total da Folha de Salários acumulados nos últimos 12 (doze) meses que antecedem ao período de apuração. Nesta premissa as alíquotas podem variar de 4% a 15% na dependência única da referida relação (r).

Anexo V
1) Será apurada a relação (r) conforme abaixo:

(r) = [Folha de Salários incluídos encargos (em 12 meses)] dividido pela [Receita Bruta (em 12 meses)]

2) Na hipótese em que (r) seja maior ou igual a 0,40, as alíquotas do Simples Nacional relativas ao IRPJ, PIS/Pasep, CSLL e Cofins corresponderão ao seguinte:

3) Na hipótese em que (r) seja maior ou igual a 0,35 (trinta e cinco centésimos) e menor que 0,40 (quarenta centésimos), a alíquota do Simples Nacional relativa ao IRPJ, PIS/Pasep, CSLL e Cofins para todas as faixas de receita bruta será igual a 14,00% (catorze por cento).

4) Na hipótese em que (r) seja maior ou igual a 0,30 (trinta centésimos) e menor que 0,35 (trinta e cinco centésimos), a alíquota do Simples Nacional relativa ao IRPJ, PIS/Pasep, CSLL e Cofins para todas as faixas de receita bruta será igual a 14,50% (catorze inteiros e cinqüenta centésimos por cento).

5) Na hipótese em que (r) seja menor que 0,30 (trinta centésimos), a alíquota do Simples Nacional relativa ao IRPJ, PIS/Pasep, CSLL e Cofins para todas as faixas de receita bruta será igual a 15,00% (quinze por cento).

(...)

Pelo exposto fica claro que você deve "fazer as contas" para ter certeza de que a opção pelo Simples Nacional será (no caso) a menos onerosa e por conseqüência a aconselhável, uma vez que ela pode "ser mais cara" do que pelo Lucro Presumido.

Se opção recair no Lucro Presumido, os impostos incidentes sobre a receita bruta serão:

Alíquota de 0,65% para o PIS,

Alíquota de 3% para a COFINS,

Presunção de 32% para o IRPJ com alíquota de 15% e

Presunção de 32% para a CSLL com alíquota de 9%.

Alíquota do ISS - Consultar Prefeitura Municipal.

Se o faturamento da empresa em questão não ultrapassar R$ 120.000,00 anuais, sendo sua única atividade a de prestação de serviços, a presunção do lucro pode ser calculada a razão de 16% ao invés de 32%.

É claro que pela extensão da matéria, tudo foi exposto de maneira generalizada, entretanto, e se for o caso, volte a entrar em contato, focalizaremos um único assunto com mais objetividade.

A legislação mencionada está disponivel para download no link

https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=2535

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade