x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 834

Pagamento de IR e CSLL

Tadeu

Tadeu

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 12:12

Prezados,

Tenho alguma dúvidas com relação ao pagamento de IR e CSLL pelo Lucro Real. Veja se podem me ajudar:

1) Uma empresa optante do lucro real anual precisa recolher todo mês por estimativa, sendo que sei que no final do ano terei prejuízo?

2) E caso ela opte pelo Lucro Real trimestral e nos 4 meses de prejuízo preciso recolher algo também?

Desde já agrdeço,

Tadeu

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 20:20

Boa noite Tadeu,

Se optante pelo Lucro Real por Estimativa, ela não precisa (necessariamente) pagar o IRPJ e a CSLL nesta condição, pode em qualquer mês simplesmente levantar Balanço do período e suspender ou reduzir o pagamento destes impostos. Para tanto basta provar que com base no lucro real já pagou todo ou boa parte do valor do IRPJ e da CSLL a serem pagos.

Se optante pelo Lucro Real Trimestral e apurar prejuízos não há que se falar em pagamento do IRPJ e da CSLL que incidem sobre o lucro real propriamente dito.

...

Tadeu

Tadeu

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 09:23

Bom dia Saulo,

Obrigado pela ajuda.
Veja se entendi.. então posso levantar o Lucro Real trimestre e caso nunca dê lucro não efetuar nenhum pagamento, mas ter tudo guardado em caso de uma fiscalização.

Outra dúvida verifiquei uma empresa teve lucro em 2 trimestres de 2010. Foi efetuada a provisão corretamente, mas não houve o pagamento dos impostos. Como posso solicitar um parcelamento?

Desde já agradeço a colaboração.
Sds,

Tadeu

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 13:40

Boa tarde Tadeu,

O único parcelamento cuja adesão é possível hoje em dia, é o Parcelamento Ordinário

Pode ser efetivado a qualquer momento desde que os débitos informados já estejam vencidos, a cofirmação se dá com o pagamento (em 48 horas) da primeira das sessenta (possiveis) parcelas e o valor mínimo será de R$ 500,00

Toda a negociação deve ser feita via internet.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.