x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.205

Ficha de Bens e Direitos IRPF 2011

Ednei Padilha dos Santos

Ednei Padilha dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 00:36

Preciso de Ajuda com a DIRPF do meu cliente, como devo declarar os bens financiados, caso eu declare com o valor total e contrapartida na ficha de dividas e onus, posso chamar a atenção pela compra, no caso de seguir as orientações do manual do programa, onde deveria declarar o valor da parcelas pagas no ano, o valor seria exorbitantemente superior ao real, tendo em vista o valor dos juros embutidos no parcelamento, sobrando somente a ultima possibilidade, onde eu dividiria o valor do bem pelo nº de parcelas do financiamento e multiplicaria pelo numero de parcelas pagas até 31/12, preciso do auxilio de alguem que veja uma solução com mais clareza.

AUDACE ASSESSORIA CONTABIL
Contabilidade - Consultoria Empresarial
Rio Negro - Paraná
https://www.audacecontabil.com
[email protected]
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 01:07

Ednei
Boa Noite

O fato do bem ter um alto valor só irá chamar a atenção da RFB se o seu cliente não tiver caixa para comprovar a origem da compra, no mais vc deve informar nos bens o valor pago até 31/12/2010 e não informar a divida.

Os juros pagos, mesmo que exorbitantes, irão compor o custo do bem e serão utilizados para apurar o ganho no caso da venda do imóvel.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Robson Petri

Robson Petri

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 13:38

Boa tarde pessoal,
a minha dúvida é parecida. Comprei um sobrado o qual esta financiado, como devo fazer o lançamento dos valores ?
Eu somo o valor pago até 2010 + o valor das parcelas que paguei em 2011 e esse será o novo valor do imóvel ?
No caso eu lancei apenas no campo bens e direitos, eu tenho que lançar alguma coisa em dividas ??

Att..
Robson

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 13:59

Boa tarde Robson,

Se o bem foi financiado e no contrato de financiamento existe clausula assecuratoria alienando o bem a divida contratual, nada deve ser informado na ficha "Dívidas e Ônus Reais" pois uma vez garantida para todas os efeitos a dívida não existe.

Neste caso informe na ficha "Bens e Direitos" no item do bem em questão o total pago em 2010 no campo "Situação em 31/12/2010". A este valor some as parcelas pagas em 2011 e informe no campo "Situação em 31/12/2011".

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade