x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.075

atividade impedida de ser optante do simples nacio

eliana gerhardt

Eliana Gerhardt

Prata DIVISÃO 2 , Agente Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 16:58

ola
Queria imensamente que alguem me ajudasse..
Tenho uma empresa que a atividade comercial é: carga e descarga cnae: 5212-5/00, verifiquei e a mesma pode ser optante pelo simples naciona.
Mas agora estou com um problema:
essa empresa presta serviço para uma outra empresa, ou seja é um serviço terceirizado e teve um pessoal la de São paulo que disseram que ela nao pode ser simples nacional.
Quero como saber a respeito.

obrigada

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 18:30

Boa noite Eliana.

A empresa tem quantos CNAEs, pois, se tiver um CNAI, mesmo que seja secundário e está na lista de impedimento pelo simples, o mesmo fica impossibilitado de incluir-se no simples nacional.

Estranho você falar que ela presta serviço terceirizado, pois, ela não é só comércio, ela presta serviço também?

Para regularizar tem que atualizar o CNPJ, contrato social, e órgãos competentes, pois, é um inclusão de atividades.

Se a empresa é comércio, ela não pode prestar serviços. Correto?

Espero ter ajudado.

eliana gerhardt

Eliana Gerhardt

Prata DIVISÃO 2 , Agente Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 15:58

Olá
Acho que nao soube me expressar na pergunta que fiz.
Ela não é comercio, ela presta serviços de carga e descarga.
O serviço é o seguinte: a empresa em questao presta serviço para um Hipermercado(atacado e varejo), quando chega os caminhões, os funcionarios(chapas) da minha empresa, fazem a descarga dos mesmos, ou seja ficam a disposição desse hipermercado algumas horas, mas quando não há caminhões a descarregar, eles prestam serviços para outras empresas. Bom não ficamos somente a disposição deste mercado.
O que aconteceu é que reteram os 11% INSS sob as notas que emiti para esse Hipermercado e me alertaram que a minha empresa nao ser optante do simples por se tratar de uma locação de mão-de-obra.
No meu entender nao é locação, pois a minha atividade fim esta correta e pode ser optante do simples nacional.

Obrigada!!!

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 16:44

Olá Eliana, eu que entendi a pergunta erradamente me desculpe.

Vamos lá, assim, pelo CNAE que você está cadastrado está OK simples né.

Porém, de fato, este outro serviço que você presta " a atividade " está impedida também de optar pelo simples nacional?
Pq existem uma leque de serviços que podem.

Isso que você tem que tomar cuidado, as vezes você está com um registro de CNAE e porém, se você presta mais serviços além da sua atividade principal , a mesma atividade tem que estar registrada na atividade comercial da empresa.

Porque se na prática você presta serviço que está impedido pelo simples nacional, e na sua "atividade comercial o mesmo não está descrito", pode sim ter alguma dor de cabeça.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: