x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 593

IR Financiamento

Nilton Sandin da Silva

Nilton Sandin da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 09:11

Prezados, bom dia!

Estou fazendo a declaração de IR da minha esposa individual pois nos casamos somente este ano. Ano passado ela fez um financiamento pela caixa econômica federal da construção de um imóvel. Eu devo lançar este financiamento mas somente o valor já pago correto?
Outra dúvida que tenho é: Ela ganhou de presente do pai dela uma moto Bros. Como declara isto já que o documento já constou em nome dela, mas ela não desembolsou nenhum valor. Obs: O pagamento foi feito a vista.

Desde já agradeço!

Att

Nilton

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 14:01

Boa tarde Nilton,

Na mesma ordem aposta por você.

1. Imóvel adquirido via sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou com alienação fiduciária em favor do credor, devem ser reconhecidos/valorizados na medida em que for pago. Nestes casos nada deve ser informado na ficha "Dívidas e ônus Reais" pois se o bem foi dado em garantia a dívida inexiste.

2. O doador (pai) deve declarar a doação na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com códiog 81 e também na ficha "Bens e Direitos". A donatária (filha) irá declará-lo na linha 10 da ficha "Rendimento Isentos e Não Tributáveis" e também na ficha "Bens e Direitos"

...

Nilton Sandin da Silva

Nilton Sandin da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 14:10

Saulo, boa tarde!

Quanto ao item 2 era isso mesmo que eu imaginava. Quanto ao item 1 não foi dado nenhum imóvel como garantia. O emprestimo foi pego para compra de lote e construção e estão sendo pagas prestações mensais. Imagino que deva ser declarado o que já foi pago como aquisição de financiamento, não seria isso?

Grato

Nilton

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.