x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 9.076

IR 2011 - Fisioterapeuta - Parente

Paulo  Bortoli

Paulo Bortoli

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Educação Física
há 15 anos Domingo | 17 abril 2011 | 15:21

Eu sou professor de Educ. Física e nos últimos anos tenho problema nos cotovelo de ambos os braços. Tendo inclusive parado na emergência de um hospital. Lá fiz raio-x, o médico receito-me Antiinflamatórios e recomendou fisioterapia, porém não guardei as receitas.

A fisioterapia tem sido solução para este problema, tenho uma filha fisioterapeuta e pago a ela pelas seções. Mas, recentemente me informaram que parente não pode declarar no IR valor pago para a fisioterapeuta com vínculo familiar.

Minhas perguntas são:

1 - O paciente precisa apresentar prescrição escrita do médico mais o recibo do fisioterapeuta para declarar no imposto de renda gastos com fisioterapias? Ou apenas o recibo do fisioterapeuta basta?

2 - O fisioterapeuta tem que estar vinculado a alguma instituição ou contribuir para o INSS como autônomo para fornecer recibo ao cliente que deseja declarar os gastos no IR?

3 - Para fornecer recibo o fisioterapeuta tem que livro caixa e contador?

4 – Pacientes que sejam parentes do fisioterapeuta podem declarar os gastos com fisioterapia?

5 – O fisioterapeuta que recebe remuneração de parentes deve declarar estes valores mesmo que seu parente/paciente não possa abater no imposto de renda?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 17 abril 2011 | 23:34

Paulo
Boa Noite

Com relação as suas duvidas

1 - O paciente precisa apresentar prescrição escrita do médico mais o recibo do fisioterapeuta para declarar no imposto de renda gastos com fisioterapias? Ou apenas o recibo do fisioterapeuta basta?

Via de regra o recibo em seu nome é suficiente, ou cfe perguntão 2011 na questão 343 - Admite-se que, na falta de documentação, a comprovação possa ser feita com a indicação do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento. No entanto no atendimento de malha fina aqui em São Paulo, mesmo com o recibo ou nota fiscal a RFB esta exigindo a comprovação do pagamento.

2 - O fisioterapeuta tem que estar vinculado a alguma instituição ou contribuir para o INSS como autônomo para fornecer recibo ao cliente que deseja declarar os gastos no IR?

Se a fisioterapeuta não estiver contribuindo com o INSS no limite exigido(considerar se estiver registrada) ela estará infringindo a legislação previdenciária, ela pode fornecer o recibo, oferecer a tributação federal, mas o órgão irá cobrar a falta de recolhimento (já li ak no fórum casos em que a RFB já vem autuando os profissionais).

3 - Para fornecer recibo o fisioterapeuta tem que livro caixa e contador?

Não necessariamente, como pessoa fisica se ela considerar as despesas do livro caixa o valor a ser oferecido para tributação será abatido essas despesas.

4 – Pacientes que sejam parentes do fisioterapeuta podem declarar os gastos com fisioterapia?

Não há previsão legal que impeça, mas é importante comprovar o onus financeiro do pagamento.

5 – O fisioterapeuta que recebe remuneração de parentes deve declarar estes valores mesmo que seu parente/paciente não possa abater no imposto de renda?

Cfe informado anteriormente não há previsão legal dos serviços de parentes, mas é importate que haja o onus financeiro e que os mesmos valores sejam declarados em ambos pois tais informações poderão ser cruzadas pela RFB.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies