x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 600

Dionice Peiruque Benitez

Dionice Peiruque Benitez

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Domingo | 17 abril 2011 | 20:47

Eu mesma faço meu imposto de renda e tenho uma dúvida:
Recebo aluguel de um apto que tenho em outra cidade na qual declaro normalmente o rendimento do mesmo...so que eu, também pago aluguel e ví que nos Pagamentos e Doaçoes efetuados tem um iten (o 70) que diz alugueis de imoveis..posso deduzir o aluguel que paguei no ano de 2011?[i

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 17 abril 2011 | 23:14

Dionice
Boa Noite

Vc não pode abater o aluguel pago dos alugueis recebidos por falta de previsão legal (sei que há projetos de lei em discussão).

Desta forma, nos rendimentos de alugueis vc pode abater do rendimentos, desde que o ônus tenha sido exclusivamente do locador:

(Ajuda IRPF2011)

- impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento;
- aluguel pago pela locação de imóvel sublocado;
- despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento;
- despesas de condomínio.

Dos alugueis pagos a informação em sua declaração será apenas informativo, não irá alterar o calculo do imposto.

Se o seu aluguel for administrado por imobiliaria esse ano vc deverá informar na ficha de pagamentos e doações no codigo 71 os valores que foram pagos para ele. A informação neste campo será informativo mas deve ser declarado, os custos que vc tiver vc deve abater direto do rendimento tributável.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade