x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 828

Imovel na Planta + Chaves + Divorcio

Andreia de Almeida Kumpera

Andreia de Almeida Kumpera

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 14 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 00:52

Adiquiri um imovel na planta em 2008, nesta época eu era casada, porem em 2010 ocorreram três fatos:

-> Vendi um imovel que adquiri quando solteira para pagar as chaves do imovel (ago/2010)

-> Paguei as chaves (set/2010), financiei a diferença

-> Me divorciei e comprei a parte do meu ex-marido, em 6x uma delas em dez/2010

Em 2009 declarei o que ja tinha pago na planta como bens e direitos item 54

Como declaro este ano?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:11

Andreia
boa tarde

Em 2010 sua declaração deve conter:

-> Vendi um imovel que adquiri quando solteira para pagar as chaves do imovel (ago/2010)

Vc deve deixar o referido bem zerado em 31/12/2010 informando que houve a venda e preencher o ganho de capital (veja situaçoes de dispensa), se for dispensada e tiver ganho informe em rendimento isento

Ganho de capital - Dispensa de Preenchimento

Fica dispensado o preenchimento quando se tratar de:
1. alienação de imóvel adquirido até 1969;
2. alienação de bem ou direito ou conjunto de bens ou direitos de mesma natureza, em um mesmo mês, de valor até:
I - R$ 20.000,00, no caso de alienação de ações negociadas no mercado de balcão;
II - R$ 35.000,00, nos demais casos; e
3. alienação, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, alienação de outro imóvel a qualquer título, tributada ou não.

-> Paguei as chaves (set/2010), financiei a diferença

No imovel que comprou deve incluir no bem os valores que vc pagou pelo bem

-> Me divorciei e comprei a parte do meu ex-marido, em 6x uma delas em dez/2010

No bem vc deve informar a prte do seu marido e informar o pagamento, neste caso sugiro que vc lance o valor que ficou definido pelo pagamento e insira na divida e onus o valor devido em 31/12/2010.

O codigo 54 que vc lançou baixe em 2010 e transfira o saldo para o bem adquirido.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade