Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 671

recolhimento do simples

Francizelia Costa

Francizelia Costa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 18:51

Olá

tenho uma empresa que foi constituida em Dez-2010 e é optante pelo simples. quando eu devo efetuar o primeiro recolhimento do imposto do simples?


obrigada

Francizelia Costa

Francizelia Costa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 1 maio 2011 | 21:02

só pra esclarecer melhor:

se o primeiro faturamento foi em janeiro, eu deveria ter recolhido o imposto até o dia 20-02-2011?
mas como fica a questão da média do faturamento dos últimos 12 meses?

alguém pode me demonstrar o calculo para uma empresa de serviço que faturou R$ 11.000,00 em janeiro de 2011?

obrigada

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 18:24

Francizelia,

Art. 5°

§ 1º Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta total acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração.

§ 2º No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo Simples Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o sujeito passivo utilizará, como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por 12 (doze).

§ 3º Na hipótese do § 2º, nos 11 (onze) meses posteriores ao do início de atividade, para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a média aritmética da receita bruta total dos meses anteriores ao do período de apuração, multiplicada por 12 (doze).

§ 4º Na hipótese de início de atividade em ano-calendário imediatamente anterior ao da opção pelo Simples Nacional, o sujeito passivo utilizará a regra prevista no § 3º até alcançar 13 (treze) meses de atividade, quando, então, adotará a regra prevista no § 1º.

Fonte: Resolução CGSN 51/2008

Se ainda restar dúvidas, volte a postar.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.