x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 151

acessos 32.956

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 12:41

Boa tarde, Amigos!

Pelo que li, se a empresa não tiver optado pelo RTT ela está isenta de entregar o FCONT, correto? Porque no caso, a empresa que estou fazendo abriu em 2010, logo não precisou de quaisquer transições... A única forma de consulta para saber se foi optante pelo RTT é pela DIPJ? Desde já agradeço..

Att. Lydia

Lydia Cristina
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 13:35

Boa tarde Lydia Cristina.
Para o Fcont 2009 e 2010 estavam obrigadas a entrega do Fcont as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real e optante pelo RTT cumulativamente. Para o FconT 2011(ano calendário 2010) a obrigatoriedade passou para todas as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real independente de optar ou não pelo RTT. O que diferenciava o Fcont 2009/2010 do Fcont 2011 era a cumulatividade (lucro real + RTT). Agora em 2011 todas empresas tributadas com base no Lucro Real.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 18:42

Boa noite minha situação complicou recebemos um cliente este ano 04/2011, tributada lucro real portanto tem a obrigatoriedade de entrega do fcont, porem as informações ficaram com o escritório anterior fiz contato e me mandaram um arquivo porém não consigo validar aparece a seguinte mensagem ( o arquivo apresenta quebra de linha fora do padrão SPED CRLF) fiz novamente contato com o escritorio e quem me atendeu disse que validou normalmente e que até corrigiu uns erro que tinham, vou ter que pagar para ele mandarem para mim .
pergunto tem algum jeito de editar esse erro no arquivo e depois validar pelo programa. não sei como ele conseguiram a validação se o programa é o mesmo?

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 19:35

Pessoal , boa noite

1.) Consegui, enfim, validar o FCONT e fui ver o conteúdo lá pelo programa, mas em nenhum momento consegui visualizar a Escrituração (Diário) da empresa. Apenas o Plano de Conta e os relatórios finais (Balanço e DRE).

Pergunto:

é assim mesmo?

2.) Percebi no FCONT, e fiz umas correções do meu Plano na qual algumas contas estavam amarradas ao Plano Referencial de forma errada. E quando mandei o SPED-Contábil (ECD) em Junho não tinha percebido o erro.

Pergunto: será necessário retificar o ECD? (a Receita apenas recebeu, mas a aprovação não anda... 2009 ainda nem foi analisado).

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1 , Diretor(a) Geral
há 14 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:45

Boa tarde.
Gostaria de uma ajuda do grupo.
Passo a passo para o Fcont.
Apesar de não ter qualquer tipo de ajuste, temos que estar entregando no proximo dia 30/11.
O que devo fazer inicialmente no programa Fcont, alem dos dados cadastrai da empresa e responsaveis? Devo cadastrar o Plano de Contas, Alimentar o Balancete Inicial?

Desde já agradeço

Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

há 14 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:57

Boa tarde Hugo.
O pessoal de Ti aqui da empresa esta trabalhando para gerar o arquivo, surgiram algumas criticas que estamos analisando, porem minha duvida é se preciso cadastrar o plano de contas no Fcont ou o balanço com saldos iniciais, entre outras

Obrigado

Walber

Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!

há 14 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 16:07

Ok Hugo, vou passar essa informação ao pessoal de TI.

Grato

Especializações:

há 14 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 16:14

Por favor gerei um relatório do sistema de Pendencias de validação e constou alguns erros:

Mensagem 12
Campo COD_CTA_REF
Valor Calculado - Não se Aplica
Conteúdo do Campo - 5.01.01.01.00 (Ouras contas tambem aparecem)
Registro I051

Alguem sabe me informar como posso solucionar essa pendencia?

Grato

Especializações:

Rogério

Rogério

Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 14 anos Domingo | 27 novembro 2011 | 13:31

Senhores,

Enviamos a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ)- Inativa 2011 CNPJ!! Gostaria de saber se temos que enviar o Fcont para uma empresa que estava inativa em 2010???

Grato.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:23

Bom dia Rogério,

Visto estar INATIVA no ano-calendário 2010, para este período, não precisa apresentar FCont.

Ver Artigo 7 da Instrução Normativa RFB nº 949, de 16 de junho de 2009
DOU de 17.6.2009:

Capítulo III

Do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont)

Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.

Mais Informações [Projeto FCont]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

há 14 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:39

Bom dia Gilberto Virkoski.
A apresentação do Fcont 2011 ref ao ano calendário 2010 é de reponstabilidade do responsável técnico no período (01/01/2010 a 31/12/2010). Se você neste período não era o responsável técnico, a obrigatoriedade pela entrega do Fcont 2011 não é sua e sim do contador/técnico antigo, até mesmo porque a entrega do Fcont deverá ser assinada por meio de certificado digital pelo contador responsável pela escrituração no período. Se o contador antigo não está encontrando dificuldades em validar o arquivo, sugiro que ele faça a entrega do Fcont 2011 e que você converse com seu cliente sobre este assundo e deixe bem claro que você não é o responsável pelas informações apresentadas no Fcont 2011 ano calendário 2010. Caso você entregue o Fcont 2011 e assine as informações declaradas ali, estará sujeito as responsabilidade prevista em lei (código civil, tributário e outros) caso estas informações não represente a realidade.
Todos nós devemos ficar atento a este tipo de situação deixando bem claro para nossos futuros clientes que a nossa responsabilidade começa a partir da data de assinatua do contrato de prestação de serviço e o que ficou para trás é responsabilidade do empresário com o antigo contador.
Boa sorte.

Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

há 14 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:41

Bom dia Marco Antonio.
O Fcont apresenta somente os saldos das contas patrimoniais e de resultados não tendo diário e nem razão. É assim mesmo e não precisa retificar o ECD a não se que você verifcou algum tipo de erro na escrituração.

Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

há 14 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:47

Bom dia Walber Almeida.
Em primeiro lugar você deve conciliar o seu plano de contas(plano de contas utilizado pela empresa) ao plano de contas referêncial (plano de contas da receita federal). Feito isto deve verificar se o progrma que você utiliza para realizar a escrituração contábil é capaz de gerar um arquivo para digamos importar ao Fcont. Depois da importação é só realizar a validação do arquivo, Caso não apresente nenhum erro pode assinar a declaração por meio de um certificado digital tipo e-cpf A3 , gravar e entregar. Lembrando que a assinatura deve ser realizar por meio de um certificado digital e-cpf tipo A3 para dois signatários (Contador e o sócio administrar).

há 14 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 11:02

Bom dia.
Alguem do Grupo utiliza o Sistema Microsiga, e caso positivo poderia me ajudar com a questão do Fcont.

Obrigado

Especializações:

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 08:46

Bom dia Gabrielli,

As empresas tributadas pelo Lucro Presumido, quer tenham aderido ao RTT ou não, estão dispensadas da elaboração e entrega do FCont.

O FCont é obrigatório apenas para empresas tributadas pelo Lucro Real.

Nota
O RTT foi obrigatório e automatico na DIPJ 2010, daí não mais existir campo para opção.

...

DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 14:37

Ajuda!!! Não consigo transmitir Fcont ja validei e assinei com procuração para o proprio contador que esta habilitado na receita alguem pode me ajudar, o que eu estou fazendo de errado que não transmite.

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 15:07

Wellington Boa Tarde!!!

Onde eu encontro o código da procuração e onde devo colocar este código.

Obrigado!!!

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
Margarida Nascimento de Menezes

Margarida Nascimento de Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 23:06

prezados, boa noite

A Empresa passou por uma situação especial em 2010 -cisão, gerei o FCONT ref ao periodo na versão 3.5 e transmitir normalmente, gerei a situação ref aos meses pos cisão na versão 4.6 e quando vou transmitir na receita diz que já existe declaração para o CNPJ, sabemos que trata de situações distintas, por favor me orientem como devo proceder.

Grata.

Página 5 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies