Catiane Pimentel de Morais
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá Cesar,
O arquivo é trimestral.
respostas 151
acessos 32.701
Catiane Pimentel de Morais
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá Cesar,
O arquivo é trimestral.
Lydia Cristina
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, Amigos!
Pelo que li, se a empresa não tiver optado pelo RTT ela está isenta de entregar o FCONT, correto? Porque no caso, a empresa que estou fazendo abriu em 2010, logo não precisou de quaisquer transições... A única forma de consulta para saber se foi optante pelo RTT é pela DIPJ? Desde já agradeço..
Att. Lydia
Arnaldo Trindade
Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) ContabilidadeOlá Lydia,
respondendo a sua pergunta:
"Pelo que li, se a empresa não tiver optado pelo RTT ela está isenta de entregar o FCONT, correto?"
Resp. Não, todas as empresas de Lucro Real são obrigadas a entregar. Dê uma lida nas respostas anteriores que ficará mais claro.
Abcs
Ricardo Leite Oliveira
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde Lydia Cristina.
Para o Fcont 2009 e 2010 estavam obrigadas a entrega do Fcont as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real e optante pelo RTT cumulativamente. Para o FconT 2011(ano calendário 2010) a obrigatoriedade passou para todas as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real independente de optar ou não pelo RTT. O que diferenciava o Fcont 2009/2010 do Fcont 2011 era a cumulatividade (lucro real + RTT). Agora em 2011 todas empresas tributadas com base no Lucro Real.
Arnaldo Trindade
Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) ContabilidadePessoal aproveito para perguntar se alguem trabalha com o sistema New Age.
Um dos clientes usa esse sistema e estou com dificuldades de suporte na questão do FCONT.
Atenciosamente.
Gilberto Virkoski da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa noite minha situação complicou recebemos um cliente este ano 04/2011, tributada lucro real portanto tem a obrigatoriedade de entrega do fcont, porem as informações ficaram com o escritório anterior fiz contato e me mandaram um arquivo porém não consigo validar aparece a seguinte mensagem ( o arquivo apresenta quebra de linha fora do padrão SPED CRLF) fiz novamente contato com o escritorio e quem me atendeu disse que validou normalmente e que até corrigiu uns erro que tinham, vou ter que pagar para ele mandarem para mim .
pergunto tem algum jeito de editar esse erro no arquivo e depois validar pelo programa. não sei como ele conseguiram a validação se o programa é o mesmo?
Marco Antonio Faé Venancio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal , boa noite
1.) Consegui, enfim, validar o FCONT e fui ver o conteúdo lá pelo programa, mas em nenhum momento consegui visualizar a Escrituração (Diário) da empresa. Apenas o Plano de Conta e os relatórios finais (Balanço e DRE).
Pergunto:
é assim mesmo?
2.) Percebi no FCONT, e fiz umas correções do meu Plano na qual algumas contas estavam amarradas ao Plano Referencial de forma errada. E quando mandei o SPED-Contábil (ECD) em Junho não tinha percebido o erro.
Pergunto: será necessário retificar o ECD? (a Receita apenas recebeu, mas a aprovação não anda... 2009 ainda nem foi analisado).
Walber Almeida Xavier de Sousa
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroBoa tarde.
Gostaria de uma ajuda do grupo.
Passo a passo para o Fcont.
Apesar de não ter qualquer tipo de ajuste, temos que estar entregando no proximo dia 30/11.
O que devo fazer inicialmente no programa Fcont, alem dos dados cadastrai da empresa e responsaveis? Devo cadastrar o Plano de Contas, Alimentar o Balancete Inicial?
Desde já agradeço
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Walber, boa tarde.
O arquivado Fcont deverá ser importado do seu programa de contabilidade, sendo que para retificar eventuais erros e pendências, provavelmente necessitará do assessoramento do pessoal de suporte.
Att
Hugo
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroBoa tarde Hugo.
O pessoal de Ti aqui da empresa esta trabalhando para gerar o arquivo, surgiram algumas criticas que estamos analisando, porem minha duvida é se preciso cadastrar o plano de contas no Fcont ou o balanço com saldos iniciais, entre outras
Obrigado
Walber
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Walber, na verdade o que voce chama em cadastrar o plano de contas com saldos... sim, só que esses dados devem vir importados do seu programa de contabilidade.
Lembro ainda que para empresas com encerramento trimestral, as contas de resultado devem estar de fato encerradas trimestralmente, ok?
Hugo.
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroOk Hugo, vou passar essa informação ao pessoal de TI.
Grato
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroPor favor gerei um relatório do sistema de Pendencias de validação e constou alguns erros:
Mensagem 12
Campo COD_CTA_REF
Valor Calculado - Não se Aplica
Conteúdo do Campo - 5.01.01.01.00 (Ouras contas tambem aparecem)
Registro I051
Alguem sabe me informar como posso solucionar essa pendencia?
Grato
Rogério
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBom dia Rogério,
Visto estar INATIVA no ano-calendário 2010, para este período, não precisa apresentar FCont.
Ver Artigo 7 da Instrução Normativa RFB nº 949, de 16 de junho de 2009
DOU de 17.6.2009:
Capítulo III
Do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont)
Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.
Mais Informações [Projeto FCont]
Ricardo Leite Oliveira
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Gilberto Virkoski.
A apresentação do Fcont 2011 ref ao ano calendário 2010 é de reponstabilidade do responsável técnico no período (01/01/2010 a 31/12/2010). Se você neste período não era o responsável técnico, a obrigatoriedade pela entrega do Fcont 2011 não é sua e sim do contador/técnico antigo, até mesmo porque a entrega do Fcont deverá ser assinada por meio de certificado digital pelo contador responsável pela escrituração no período. Se o contador antigo não está encontrando dificuldades em validar o arquivo, sugiro que ele faça a entrega do Fcont 2011 e que você converse com seu cliente sobre este assundo e deixe bem claro que você não é o responsável pelas informações apresentadas no Fcont 2011 ano calendário 2010. Caso você entregue o Fcont 2011 e assine as informações declaradas ali, estará sujeito as responsabilidade prevista em lei (código civil, tributário e outros) caso estas informações não represente a realidade.
Todos nós devemos ficar atento a este tipo de situação deixando bem claro para nossos futuros clientes que a nossa responsabilidade começa a partir da data de assinatua do contrato de prestação de serviço e o que ficou para trás é responsabilidade do empresário com o antigo contador.
Boa sorte.
Ricardo Leite Oliveira
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Rogério
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Mário,
Bom dia!!
Obrigado pela ajuda!!
Abraços,
Ricardo Leite Oliveira
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Walber Almeida.
Em primeiro lugar você deve conciliar o seu plano de contas(plano de contas utilizado pela empresa) ao plano de contas referêncial (plano de contas da receita federal). Feito isto deve verificar se o progrma que você utiliza para realizar a escrituração contábil é capaz de gerar um arquivo para digamos importar ao Fcont. Depois da importação é só realizar a validação do arquivo, Caso não apresente nenhum erro pode assinar a declaração por meio de um certificado digital tipo e-cpf A3 , gravar e entregar. Lembrando que a assinatura deve ser realizar por meio de um certificado digital e-cpf tipo A3 para dois signatários (Contador e o sócio administrar).
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroBom dia.
Alguem do Grupo utiliza o Sistema Microsiga, e caso positivo poderia me ajudar com a questão do Fcont.
Obrigado
Juçara Keila da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBom dia
Utilizo o Sistema Datasul (EMS5), e ao validar o arquivo FCont gerou a seguinte mensagem : Registro Obrigatório não encontrato M025.
Tento repicar os saldos iniciais e mesmo assim continua o mesmo erro..
Alguém poderia me ajudar ?
Grata
Gabrielli
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa Noite!
Estou com uma duvida em relação a fcont, Tenho uma empresa que ela é optante do lucro presumido, na dipj de 2009 ano base:2008 foi colocado RTT:SIM, na de 2010/2009 já não foi pedido o RTT. Eu devo passar o Fcont?Mesmo que a empresa não tenha ajuste.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Gabrielli,
As empresas tributadas pelo Lucro Presumido, quer tenham aderido ao RTT ou não, estão dispensadas da elaboração e entrega do FCont.
O FCont é obrigatório apenas para empresas tributadas pelo Lucro Real.
Nota
O RTT foi obrigatório e automatico na DIPJ 2010, daí não mais existir campo para opção.
...
Gabrielli
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeOk, Muito Obrigado pela Informação!
Diego
Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos HumanosWellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBoa tarde!
Diego qual a mensagem que esta dando quando você tenta enviar?
Hoje deve ter muita empresa tentando entregar, por isso que você não esta conseguindo.
Boa sorte!
Wellington Resende.
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeDiego,
Coloque o código da procuração, só com o certificado você não vai conseguir.
Volte a postar se não tiver conseguindo.
Wellington Resende.
Diego
Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos HumanosWellington Boa Tarde!!!
Onde eu encontro o código da procuração e onde devo colocar este código.
Obrigado!!!
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeDiego,
Assinatura o código seria 309 para procuração.
Contador 900.
Se não de certo volte a postar.
Wellington Resende.
Margarida Nascimento de Menezes
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)prezados, boa noite
A Empresa passou por uma situação especial em 2010 -cisão, gerei o FCONT ref ao periodo na versão 3.5 e transmitir normalmente, gerei a situação ref aos meses pos cisão na versão 4.6 e quando vou transmitir na receita diz que já existe declaração para o CNPJ, sabemos que trata de situações distintas, por favor me orientem como devo proceder.
Grata.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade