Anailson dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia!
Caros Colegas:
Estou aqui com o objetivo de conseguir ajuda de vocês no sentido de resolver um abacaxi que caiu em minhas mãos, vou explicar:
- Uma Empresa que até o ano de 2008 foi tributada pelo lucro real, deixou de elaborar a sua contabilidade desde àquele ano, e no final de 2010 contratou eu e um colega que inclisive eramos funcionário da mesma até meados de 2010, para regularizar a situação contábil e fiscal da mesma. Observamos que a mesma tinha um contrato onde elevou a sua receita e poucos comprovantes de custos/despesas (N.fiscais), pouco controle e não atendia aos critérios mínimos para ser tributada pelo lucro real, como o seu faturamento e atividade permite, acertamos com o proprietário para aderir ao lucro presumido, o mesmo demorou a aceitar a opnião e no mês de março de 2011 topou. Fizemos toda acontabilização da entidade dos dois anos inclusive já imprimimos os livros diário e razão dos anos de 2009 e 2010, acontece que como estava aguardando recurso financeiro para o pagamento do IRPJ e da CSLL do 1.º trimestre de 2009 o que o transferiria para o lucro presumido, não concluimos os trabalhos, então ontem fomos chamados pela Empresa para nos informar do recebimento do "TERMO DE INÍCIO DO PROCEDIMENTO FISCAL", FIIQUEI ASSUSTADO, POIS NO MESMO CONSTA A SUA TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL O QUE EXIGE DOCUEMNTOS QUE A ENTIDADE NÃO MANTÉM. pergunto:
1 - Efetuando o pagamento da 1.ª cota ou a cota integral do primeiro trimestre de 2009 ainda pode a Empresa migrar para o Lucro Presunido, mesmo com o recebimento do termo de procedimento fiscal?
2 - Ou têm que pagar todo o trimestre em vez da 1.ª cota?
3 - ou não mais será aceita pela receita federal essa mudança de forma de tributação?
Me ajudem por favor, pois, estou sem saber o que fazer, principalmente depois de tanto trabalho para preparar a escrituração contábil da empresa dos anos de 2009 e 2010, e exatamente na hora de concluir os trabalhos acontece isso.
por favor se alguém poder me ajudar ficarei muito agradecido.
Anailson