x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.650

Recebimento em Dolar

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 17:34

Olá Pessoal,

Estou com uma dúvida, até ja procurei mas nada encontrei, é o seguinte, tenho um cliente (Advocacia) que efetuou alguns serviços para um hotel que está situado aqui no Brasil, tem contrato de prestação de serviço tudo certinho, porém, a empresa está com problemas financeiros, e não conseguiu efetuar os pagamentos dos honorários ao meu cliente, depois de muita conversa, ficou estabelecido que o dinheiro virá de fora do País para quitar os débitos, ou seja, essa rede tem hoteis em varios lugares do mundo, minha dúvida.

Como fica a tributação deste valor? Entendo que deverá recolher os impostos normalmente já que a empresa está situada no Brasil, e os serviços foram efetuados aqui mesmo (Lucro Presumido OK), estou certo?

Obrigado
André

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 21:41

Boa noite André,

A empresa devedora está sediada no Brasil e os serviços foram prestados à ela.

Nestes termos trazer o dinheiro do exterior (ou não) é problema da empresa em questão. Sua cliente (advocacia) irá recebê-lo da empresa com sede no Brasil e em moeda nacional.

Sobre os serviços tomados deverá a fonte pagadora reter o Imposto de Renda 1,5% e quando do pagamento (se em valores superiores a R$ 5.000,00 a CSRF (4,65%).

...

WILLIAM REIS DA SILVA

William Reis da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 16:08

Boa Tarde andré,

O fato de receber direto do exterior não muda a situação o que ocorre é que você terá de ver a variação cambial desde a da data da emissão da NFS até o momento é converter o dólar em moeda nacional e efetuar as tributações cabíveis.

Lembrando que a origem do dinheiro para você não importa pois, você registrará como recebimento da empresa aqui do Brasil

Espero ter ajudado,

"A Felicidade não está no objetivo final, mas sim em todo caminho"
Amanda Xavier Nogueira

Amanda Xavier Nogueira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 09:29

Olá, bom dia a todos.

Estou com uma dúvida:

Temos um cliente aqui no escritório, no caso um Hotel... e eles recebem muitos pagamentos em dólar e não em real... isso está correto? tem problema receberem em outro moeda e depois fazerem a troca desse dinheiro?

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade