x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 7.708

CNAE Dúvida ref. IPI

GILMAR PEREZ LAHOZ

Gilmar Perez Lahoz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 10:35

Estou com uma dúvida, alguem me ajude por favor: meu cliente é comercio de venda de computadores e periféricos, CNAE 47.51-2/01 ele pretende mudar para 26.21-3/00-Fabricação de Equipamentos de informática. A dúvida, esse CNAE vai caracterizar como industria? vai passar a ser contribuinte do IPI? Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 13:22

Boa tarde Gilmar,

Por atividade de fabricação entenda-se a de industrialização.

Vale dizer que esta empresa passará a ser contribuinte do IPI pela exploração das atividades de Fabricação de Equipamentos de informática.

...

Visitante não registrado

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 19:04

Prezados,

Apenas lembrando que o registro no CNAE é apenas um ato acessório. Por si só ele não é capaz de definir se um estabelecimento será ou não contribuinte do IPI.

O que define a incidência do IPI e, por conseguinte, seus contribuintes, é a operação realizada.

Assim, um estabelecimento que tenha CNAE de comércio, poderá em um determinado instante efetuar uma industrialização e ser contribuinte do IPI em relação a essa operação.

Um estabelecimento industrial, por sua vez, embora com CNAE de industria pode eventualmente revender produtos comprados prontos e também não será em relação a essas operações contribuintes do IPI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade