x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 1.308

Dúvida sobre o Simples Nacional

Elton Tadeu da Silveira

Elton Tadeu da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 09:17

Bom Dia,

Sou estudante de Ciências Contábeis, estou aprendendo a calcular oSimples Nacional que é baseado na receita da empresa utilizando tabelas, o meu pai tem uma empresa e recebe o DAS baseado nas notas de COMPRAS que ele faz durante o mês. O imposto é calculo sobre as COMPRAS ou sobre as RECEITAS?

Se alguém puder me responder, ficaria muito agradecido.

Elton.

Elton Tadeu da Silveira

Elton Tadeu da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 09:50

Agradeço pela resposta, então como na prática, pagamos por uma boleta que vem 5,54 % sobre o valor de uma compra, por exemplo se efetuamos uma compra no valor de 1000 reais, vem uma boleta do DAS no valor de 55,40 para ser paga no banco, se no mês seguinte fizermos uma compra no valor de 2000 reais vem uma boleta no valor de 110,80, nunca pagamos pelo valor da receita da nossa micro-empresa, o contador nosso nem deve saber a média nossa de receita anual.

Se puder esclarecer minha dúvida.

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 10:31

Elton,

O DAS é calculado sobre a receita bruta conforme mencionei acima, e será calculado conforme a CGSN 51/2008, com o link disponível também acima, indiscutivelmente sobre a compra de mercadorias não há DAS à pagar.

Sobre as compras interestaduais, existe o imposto de diferenncial de alíquotas do icms, verifique se não é este o caso.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 10:31

Elton
Bom dia

Como bem disse o colega Adalberto o recolhimento do DAS é calculado pela receita bruta da empresa, isto é a soma das vendas e da prestação de serviços (se houver), se estiver sendo recolhido pelas compras está errado, no futuro a empresa terá que pagar as diferenças apuradas.

abraço

Elton Tadeu da Silveira

Elton Tadeu da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 12:37

Era esta diferença que vinha a mais no DAS mesmo, fiz o cálculo de 4 % sobre a Receita Anual e deu certo. Agradeço mais uma vez por sanar minha dúvidas.

Só gostaria de saber para finalizar se pagamos um valor a maior caso das compras estaduais também?

Abraço.

Elton Tadeu da Silveira

Elton Tadeu da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 13:34

Então, o contador diz que pagamos 6 % sobre compras interestaduais, que no caso então descobri que é a diferença de 12 % de ICMS para 18 % de ICMS do estado de São Paulo para o estado de Minas Gerais, onde resido. E ele diz que pagamos 3 % sobre as notas de entrada (compras) no próprio estado (que eu acreditava que vinha incluido no DAS, que eu não estou entendendo.

Além disto, vem uma guia chamada DAE (Documento de Arrecadação Estadual) que pagamos sobre as segundas vias das notas fiscais de saída (que entregamos aos nossos clientes a 1. via), ou esta guia DAE é para recolhimento de notas de entrada também?

Sei que no mês que não realizamos compras eu fiz o cálculo de 4 % da Receita Bruta Anual e deu certo o valor, no mês que realizamos compras vem o DAS com um aumento no valor da guia (que eu acreditava que seria das notas de entrada=compras) e o DAE (que acredito que seja das notas de saída ou é relativo a ICMS por substituição tributária já que é um imposto estadual). Não estou entendendo esta questão.

Abraço.

Alessandro de Oliveira

Alessandro de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 14:00

Elton
DAS e calculado em cimas das notas de Vendas e Prestações de Serviços (% conforme tabelas)
DAE e Calculado em cimas das notas de Compra Interrestaduais (diferencial de aliquotas 18%-12%)

Alessandro de Oliveira
E-mail: [email protected]
Twitter: @alessandro19
Facebook: Alessandro de Oliveira
Elton Tadeu da Silveira

Elton Tadeu da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 14:34

Então o DAS é calculado sobre o valor das notas fiscais que eu emito para os clientes e envio a 2. ou 3. via para o contador, correto? Então estas seriam as minhas receitas no qual eu multiplo por 4 % (no caso da minha empresa até 120 mil reais anuais)?,

... E o DAE só é pago por compras interrestaduais ou por compras dentro do próprio estado tb? O procedimento no caso SOMENTE de apuração de tributos e não de Demonstração de Resultado (caso que nós aprendemos na universidade) varia se for substituição tributária ou não? Acho que esta era a confusão com os outros participantes do tópico.

Abraço.

KATIA CILENE DE ALMEIDA

Katia Cilene de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 16:36

Boa Tarde

Tenho um cliente que é simples nacional e prestador de serviço, ele emitiu uma nota com cfop 5124, quero saber como faço na hora de emitir o DAS, ja que até o momento ele só havia emitido nota de serviço e no DAS entrava como prestação de serviço anexo III, mas essa nota com cfop 5124 conta como faturamento, no DAS em qual atividade é classificada?

obrigada

Kátia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.