x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.052

doaçoes tributação no presumido.

Cipriano Ovando de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 09:54

tada Segunda-Feira, 13 de junho de 2011 às 11:03:29

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Colegas,

DOAÇÃO DE BENS MOVEIS DE PESSOA FISICA PARA PESSOA JURIDICA, COMO TRIBUTA NA:

PESSOA FISICA:
Meu entendimento diz que é tributado o ganho de capital para a doadora PF, uma vez que a doação é em bens.

PESSOA JURIDICA:
ENTENDO QUE DEVA SER CONTABILIZADO COMO:
D- IMOBILIZADO
C- DOAÇÕES RECEBIDAS

Porém fiquei em duvida com relação a tributação na PJ e quando essa tributação se realizaria?

Desde já agradeço

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 23:37

Cipriano
Bom Dia

Na pessoa fisica seu entendimento esta correto, essa tributação ocorrerá agora (na doação / transferência do bem para empresa)

Na pessoa juridica o bem tb será objeto de ganho de capital quando houver a venda do bem considerando a diferença entre a venda e o valor contábil (custo descontado a depreciação)
Fundamentação: art. 25, inciso II da Lei nº 9.430 de 1996; § 2º art. 32 da Lei nº 8.981 de 1995.

Heloisa Motoki

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 11:52

Muito bom dia Heloisa,
Sim entendo tembém que o referido bem na venda, deva apurar o ganho de capital, mas ainda assim estou em duvida com relação ao seguinte fato:

No mês do recebimento da DOAÇÃO, empresa que recebeu a doação é tributada pelo LUCRO PRESUMIDO. Devo apurar IR e CS, tributação direto na fonte, sobre Doações recebidas e se a mesma tributa em 100%.

Exemplo:

Doação de veiculo no valor de R$ 30.000,00

IR 15% - 4.500,00
CS 9% - 2.700,00

No meu entimento sim.

Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade