x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.658

RRA - imposto de renda

Cezar Hyppolito do Rego

Cezar Hyppolito do Rego

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 14:40

Prezados,

Sou advogado, logo de antemão peço perdão por algum termo atécnico contábil ou alguma matéria que fuga do ditame legal.

Tenho um cliente que há 3 anos vem recebendo uma quantia da antiga empresa a título de indenização trabalhista, logo, se encaixa na nova determinação do RRA.

Acontece que referente ao exercício de 2010, o meu cliente não ciente disso, fez sua declaração normalmente e não preencheu nada novo.

Após o prazo para declaração ter expirado, a antiga empresa mandou este documento discriminado para complementação do RRA. O mesmo retificou a declaração e está no aguardo.

As minhas dúvidas são: Em relação a este exercício de 2010, vocês acreditam que o valor retificado que ele tem a receber virá na restituição?

E em relação a 2009 e 2008 há alguma forma de reaver esses valores? De fato ele foi prejudicado nestes dois anos? E como consigo calcular o quanto lhe é devido?

Vale dizer que recebi num jornal a notícia de que a Receita no momento não disponibiliza nenhum recurso administrativo para que o contribuinte possa reaver o seu dinheiro em relação ao RRA mas que estes teriam direito aos exercícios anteriores.

Fui até a Receita Federal e agendei uma visita para amanhã, dia 22/06/2011, quaisquer novidades eu lhes informo.

Aguardo alguma resposta.

Atenciosamente,

Cézar Hyppolito do Rego

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 23:20

Cézar
Bom Dia

Retificando a declaração ele receberá a restituição conforme opção que tenha feito na ficha de RRA, é possivel que demore neste primeiro ano pois a RFB divulgou que muitos contribuintes entregaram a declaração de forma errada e serão objeto de analise.