Laila Silvinha
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá Pessoal!! Alguem sabe me informar se existe alguma possibilidade de baixa de empresa com debitos na RFB? Ela tem um parcelamento. Esse parcelamento pode ser transferido pra PF????
respostas 10
acessos 16.012
Laila Silvinha
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá Pessoal!! Alguem sabe me informar se existe alguma possibilidade de baixa de empresa com debitos na RFB? Ela tem um parcelamento. Esse parcelamento pode ser transferido pra PF????
Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista , Advogado(a)Olá
A baixa na receita federal de empresas com débitos é possível sim, se a empresa for ME ou EPP e fizer com base no tratamento diferenciado dado as MEs e EPPs, (lei 123/2006). O valor dos débitos poderão ser transferidos pessoa física.
É possível pedir o parcelamento simplificado no site da receita federal.
Laila Silvinha
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Poise Saulo.. MAs esse tratamento diferenciado as ME e Epps é quando a emrpesa é inativa ne??? No caso dele, a empresa tava ativa ate mes passado...
Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista , Advogado(a)Esse "tratamento diferenciado" é a Lei do Simples Nacional.
www.receita.fazenda.gov.br
A baixa por inatividade é outro procedimento.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
Mensagem editada com vistas a excluir minha resposta considerando que a mesma já foi apropriadamente dada pela Celeste
...
Laila Silvinha
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Saulo,
Eu fui na Receita Federal dar baixa em uma empresa do Simples Nacional (que apresenta debitos parcelados) e entao o servidor disse que não era possivel. Portanto nessa Lei eu so vi o
"§ 3º No caso de existência de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas referido no caput deste artigo, o titular, o sócio ou o administrador da microempresa e da empresa de pequeno porte que se encontre sem movimento há mais de 3 (três) anos poderá solicitar a baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos, observado o disposto nos §§ 4º e 5º deste artigo. " que diz de inatividade. Entao não vejo aonde que eu possa alegar pra dar baixa em uma empresa comd ebito ne?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Laila,
O fiscal está certo e se fundamenta justamente no normativo que você transcreveu.
Vale dizer que a baixa de empresas optantes pelo Simples Nacional com débitos (parcelados ou não) só será possivel após decorridos três anos sem movimento.
...
Ana Paula dos Santos
Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscalvocês podem me dizer que lei é esta por favor.
e as empresas lucro presumido tem como fazer baixa com debitos?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Ana,
O normativo que determina aquilo citado acima é o § 3º, Artigo 9º da Lei Complementar 123/2006
...
Ana Paula dos Santos
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalOi Saulo desde ja obrigada....
Esta lei é referente as empresas do simples né/
As empresas lucro presumido tambem da pra fazer a baixa com debitos.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Ana,
Via de regra as Secretarias da Receita Federal não tem admitido a baixa de empresas com débitos mesmo que garantido pelos sócios. Esta concessão foi feita (via lei) às empresas do Simples Nacional, sob a condição de estarem sem movimento por pelo menos três anos.
Nada há em lei que conceda o mesmo "benefício" às empresas tributadas pelo Lucro Presumido, entretanto e mesmo assim, aconselho-a a consultar o pessoal do CAC da Secretaria mais próxima, se o Delegado daquela Secretaria entender que deve permitir a baixa sob as mesmas condições impostas às empresas do Simples, nada o impede de fazê-lo.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade