Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 13.061

Filial Simples Nacional

Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 11:30

Bom dia.

Estou com uma duvida, uma empresa optante pelo simples nacional localizada em SP, a mesma quer abrir uma filial no RS.

1. A contabilidade é feita junta ou separada?

2. Na apuração do DAS, pela matriz eu informo o valor total do faturamento da MATRIZ + FILIAL. No pgdas tem algum campo que eu informo o que é da MATRIZ e o que é da FILIAL?

3. Preciso fazer alguma coisa a mais pela empresa estar localizada no estado do RS?

Aguardo respostas.

Obrigado!!!

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 12:36

Douglas, boa tarde.
A apuração do DAS será única para todas as unidades (matriz+filial), mas deverá informar os valores isolados de cada unidade, e será gerado uma única Guia de pagamento, consolidando o faturamento total da empresa. Lá no modulo de informação de faturamento, o sistema identifica "001" matriz, "002" filial.
Sobre a contabilidade, deverá fazer o "caixa" isolado da Filial e depois, consolida-lo na matriz, centralizando os valores. Na declaração anual, tem algumas informações que são solicitadas por unidade.
Sobre fazer algo a mais pelo fato de estar no RS, deverá atender a Legislação Estadual/Municipal/Trabalhista da UF.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 12:38

Douglas,

1 - A contabilidade será centralizada pela matriz.

2 - Na hipótese de a ME ou a EPP possuir filiais, deverá ser considerado o somatório das receitas brutas de todos os estabelecimentos.

3 - Cada estado tem uma declaração referente ao simples nacional, aqui em São Paulo tem a STDA, no RS precisa verificar a declaração a ser entregue.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 14:43

Douglas,

Exatamente, para a entrega da STDA, será apenas para as empresas estabelecidas em SP, no caso da sua filial ser no RS, deve-se observar a legislação do respectivo estado.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.