Vanderlan Pimenta Falcao
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados colegas.
Ao realizar o lançamento contábil de importação eu fiquei com uam dúvida, sobre como proceder com as variações cambiais.
A RFB divulga sempre um Ato Declaratório Executivo Cosit, que traz a monta a taxa para fins de determinação do lucro real, no reconhecimento das variações monetárias decorrentes de atualizações de créditos ou obrigações em moeda estrangeira, quando da elaboração do balanço relativo ao mês, na apuração do imposto de renda das pessoas jurídicas em geral, serão utilizadas as taxas de compra e de venda disponíveis no Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen).
No entanto, este ato declaratório apresenta duas taxas - cotação compra e cotação venda, com valores diferentes.
Qual taxa devo utilizar para fazer a variação cambial de uma importação de mercadorias para revenda, que adquiri perante fatura em 15/02/2011, mas que chegou somente em 03/05/2011.
Devo utilizar a taxa de compra para 15/02/2011 no registro da fatura, e no dia 03/05/2011 a taxa de venda na ora da liquidação?
Obrigado pela força.
Vanderlan
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME