x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.313

Compensação de prejuizos anteriores

Patricia Reis Aguiar

Patricia Reis Aguiar

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 26 junho 2007 | 17:12

Gente. como funciona, compensação de prejuízos anteriores?,

Eu tenho um caso, de Empresa de lucro real que deu lucro no ultimo trimestre, mas tem prejuizo acumulado de vaios anos.

Tenho como compensar, ref. anos anteriores?

Patricia Reis
Contabilidade São Mateus
Departamento Contabil
Celular: 8045-4115
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 27 junho 2007 | 16:21

Boa tarde Patrícia,

Devido a problemas técnicos ocorridos com o Fórum, contamos com sua compreensão no que diz respeito a demora de resposta

Conforme dispõe o artigo 510 do RIR 1999 (Decreto 3.000) o lucro real apurado em cada período de apuração (lucro líquido ajustado pelas adições e exclusões prescritas ou autorizadas pela legislação do Imposto de Renda) poderá ser reduzido pela compensação de prejuízos fiscais de períodos de apuração anteriores em, no máximo, 30% (trinta por cento).

Tenha em conta que esse limite está relacionado com o lucro real do período de apuração em que o prejuízo for compensado e não com o prejuízo a compensar. Ou seja, o prejuízo fiscal de período de apuração anterior poderá até ser integralmente compensado em um único período de apuração, desde que o valor a compensar não ultrapasse a 30% do lucro real do período de apuração da compensação.

O controle do valor dos prejuízos compensáveis, na forma da legislação vigente, deve ser feito na Parte B do Lalur, em folhas individualizadas, por período de apuração (anual ou trimestral). (Artigo 42 da Lei 8.981/1995)

...

Patricia Reis Aguiar

Patricia Reis Aguiar

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 5 julho 2007 | 10:45

Bom dia Saulo.
Demorei um pouco para ler a reposta, pois o meu e-mail está com problemas na senha, então não recebo a mensagem de resposta da pergunta...

Muito obrigada, pela resposta..

Patricia Reis
Contabilidade São Mateus
Departamento Contabil
Celular: 8045-4115
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 5 julho 2007 | 23:48

Boa noite Patricia,

Estou certo de que o Rogério (Webmaster responsável pelo Forum) solucionará em minutos a questão da notificação de respostas por e-mail.

Será bastante você solicitar-lhe a gentileza.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade