x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.496

Preenchimento de DCTF

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Sábado | 20 agosto 2011 | 23:32

Olá.

Sou responsável pelo preenchimento da DCTF dos clientes da empresa onde trabalho e tenho uma dúvida. Por que quando importo os dados do sistema scrita da nasajon para a DCTF é necessário dar baixa no pagamento do darf ? O caso é que muitos clientes não pagam no dia correto do vencimento e na dctf o preenchimento tem que ser feito lançando o darf e o valor do débito.

Agradeço desde já.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 09:34

Bom dia Tatiana,

Verifique a possibilidade de importar as informações para elaboração da DCTF via programa com o serviço de suporte da Nasajon.

Esta possibilidade deve ser comum em todos os programas contábeis.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

há 13 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 15:33

Oi Saulo, essa possibilidade já foi feita e o próprio suporte da Nasajon nos informou que o correto é dar baixa no pagamento. Acontece que não podemos dar baixa por que os clientes não pagam e o preenchimento da Dctf correto só acontece com o lançamento do darf pago. Ha não ser que eu preencha só o valor do débito mas não sei se a receita vai considerar.

Anderson Quirino

Anderson Quirino

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 00:17

Tatiana essa exigência do sistema é justamente para te proteger. Do contrário corre-se o risco de vc confessar o débito a receita federal e não confirmar o pgto. Se não tiver essa "trava" o pagto do débito não será reconhecido e a receita expedirá uma notificação de débito que poderá ser inscrito em divida ativa.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 10:03

Bom dia Tatiana,

A "trava" mencionada pelo Anderson não tem razão de ser.

Se por um lado ela "protege" o contabilista diante da possibilidade de informar (na DCTF) apenas os débitos, pelo outro impede que se importe as informações para sua elaboração.

Se formos considerar a relação custo/benefício, teremos constatada a impropriedade de tal trava. Isto porque é bem mais fácil, menos custoso e trabalhoso simplesmente anotarmos os pagamentos (se efetuados antes da transmissão da DCTF) do que sua elaboração propriamente dita.

Repito, deixarmos de importar - em detrito da praticidade que isto nos traria - o arquivo da DCTF diretamente de nosso programa contábil apenas porque o cliente não pagou os impostos e contribuições ali informados é inadmissivel.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 22:05

Concordo com ambas opiniões. Porém não faz sentido vc confirmar um pagamento sem ter realizado. Acontece que se esse processo for realizado eu teria que retornar ao sistema e deletá-lo para não criar conflitos com o setor contábil. Para mim seria essencial importar os dados uma vez que não haveria erros de digitação. Mas qual a lógica para o sistema da receita preencher um pagamento com darf sem que o valor esteja realmente pago?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 13:27

Boa tarde Tatiana,

Você não leu - nem na resposta do Anderson, nem na minha - que deva "confirmar um pagamento sem ter realizado"

até mesmo porque se for prática habitual seria entendida pela Receita Federal como "clara intenção de fraudar o fisco". O que eu lhe disse (e repito) foi: "deixarmos de importar - em detrito da praticidade que isto nos traria - o arquivo da DCTF diretamente de nosso programa contábil apenas porque o cliente não pagou os impostos e contribuições ali informados é inadmissivel"

O programa deve - necessariamente - permitir que o arquivo que deve ser importado para geração da DCTF seja emitido independentemente do fato de os débitos estarem pagos ou não.

...

Tatiana Basilio

Tatiana Basilio

há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 21:13

Tudo bem, mas fala isso pra Nasajon que não entende essa questão. O sistema está correto se há um pagamento ele tem que ser quitado. A questão toda é a Receita federal, que além de dificultar as coisas para os contribuintes, cria sistemas horríveis que nem consegue cruzar os dados corretamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade