Rodrigo Porto
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Na construtora aonde sou contador, está acontecendo algo natural, a empresa está crescendo muito, de 2008 pra agora, a empresa aumentou muito a quantidade de obras e de pessoal, e em conseguência de faturamento.
Começando a constituir SPE, para acomodar melhor questões juridicas e suas obras. Minha dúvida está exatemente nessa situação. A SPE foi constituida com o mesmo endereço da empresa já existente, somando todo o faturamento da empresa no ano, ela já está próxima de atingir o o valor de R$ 48.000.000,00 milhões por ano, com isso ficaria obrigada ao lucro real.
mas a empresa por orientação de outras empresas do mercado, se prepara para constituir várias outras SPEs, para pode optar pelo lucro presumido ou RET, para cada obra.
Isso é correto ? Nesse caso não caracteriza uma simulação, e abre possibilidades para fiscalizações ? Ou vários cnpj com sócios em comum, até mesmo, as próprias empresas como sócia, não somam seu faturamento, podendo todas serem optantes pelo presumido mesmo ?
Desde já agradeço a ajuda, mas achei o tema bem interessante para ser discutido