Esterlino Company de Souza
Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado Bom dia,
Meu filho passou a condição de não residente no país, onde foi feita a declaração de saída definitiva e a declaração ajuste.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Ele possui aplicação financeira em Banco no Brasil. Devo informar ao banco sobre a sua saída definitiva? O que muda na tributação, fundo DI, o qual tem há mais de 36 meses?
Se ele quiser colocar mais dinheiro neste fundo por meio de numerário ganho no exterior (Emirados Árabes) como poderia ser feito isto: Trocar os dólares em casa de Câmbio Oficial ou remeter por meio de banco que possua agência aqui no Brasil?
Até 10000 dolares, salvo engano, ele poderá entrar no país, porém quando for trocá-los na casa de câmbio oficial será tratado como não residente? Se isso, como poderá comprovar junto a casa de câmbio, pois o estrangeiro nem iof paga?
Se náo passar pela casa de cambio e o montante financeiro dele for crescendo, não sendo obrigado fazer a declaração de ajuste anual, quando retornar e a fizer vai apresentar um ganho substancial sobre a declaração de ajuste que fez no momento que passou a ser nao residente. Caso possam me ajudar, poderiam me dar algumas dicas para sanar tais dúvidas? Agradeço antecipadamente.