Marta Peres
Iniciante DIVISÃO 1 , Assessor(a) ImobiliárioHelp!!! Falei com 3 contadores e 1 advogado e não consigo resolver a questão... as informações que possuo abaixo foram obtidas através de pesquisa na internet...
Abri uma PJ (Construtora) com 1 sócio italiano, o qual possui entrada de visto permanente no Brasil (cônjuge) e 1 sócio brasileiro. Temos investidores PF na Itália que desejam investir no ganho da empresa brasileira.
A natureza do cambio seria como entrada de capital estrangeiro através de empréstimo ( PF ou PJ)que empresta dinheiro a uma empresa brasileira.
Foi realizado contrato de (mutuo/ empréstimo) por 12 meses e com um ganho anual bruto de 15% redigido em português e em italiano
Dúvidas:
1-Qua seria o procedimento para registrar no SISBACEN o RDE- IEI (INVESTIMENTO EXTERNO INDIRETO), posso eu mesma fazer, quante tempo leva, não identifico um contador que faça.
2- Qual documento devo apresentar ao BANCO para a liberação do CAMBIO, enviei o contrato formalizado entre as partes para análise e classificaram a natureza como investimento de capital social, mas os investidores não participam da sociedade, é a título de empréstimo e obtive na internet que o ingresso pode ser feito com a classificação de empréstimo.
3- O crédito que vêm do investidor PF para a empresa brasileira, quando retorna o capital principal+ ganho, consigo para o IR de 15% no CPF do investidor aqui no Brasil? e qual comprovante é necessário para haver bitributação na Itália que faz parte de acordo comercial.
4- O lucro da empresa pertencente aos sócios, são isentos de IR, no caso do sócio italiano se ele faz a remessa do seu ganho ele não paga novamente IR como PF já que pagou na PJ, é isso?
5- Esta transação é fácil de ser feita ingresso de capital estrangeiro a empresa brasileira finalidade de empréstimo
Muito obrigado, fico no aguardo da vossa resposta e ajuda
@Oculto