x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 988

LUCRO REAL POR ESTIMATIVA.

Patricia Reis Aguiar

Patricia Reis Aguiar

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 6 julho 2007 | 11:09

bom dia.

por favor gente, eu tenho um caso de um empresa que esta contabilizada em 2000 como estimativa, mas os impostos não foram recolhidos todos foram compensados por perdcomp, foi feito perdcomp como se o crédito fosse um pgto de darf sendo que foi feito da seguinte forma:

foram, fazendo durante o ano como esatimativa, sem tirar balancete de suspenção, sendo que tinha meses que dava lucro e otros prejuizo.. mas foi apurado somente no final do ano o prejuizo e depois compensado com o proprio prejuizo do ano todo?

o correto não seria compensar o prejuízo somente no ano seguinte? ou é correto usar o prejuizo do proprio ano? sem ter recolhido o darf. e no perdcomp não aceita se colocar o prejuizo referente o proprio ano que esta compensado. na dipj tambem, como informo? nos pgtos estimativas no ano, posso por naquele camo mesmo que tenham sidas compensadas?

a receita esta nos cobrando, qual a melhor forma de arrumar tudo agora?

desde já agradeço, pois estão me ajudando muito ultimamente..

ass.: patrícia

Patricia Reis
Contabilidade São Mateus
Departamento Contabil
Celular: 8045-4115
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 6 julho 2007 | 17:22

Boa tarde Patrícia,

Está um pouco confuso seu questionamento. Não há como "compensar prejuízos com prejuízos do próprio ano" como você colocou.

Como já há uma seqüência de erros cometidos em 2000, a alternativa mais sensata a ser tomada para que se corrija todas as distorções é (sem dúvida) seu posicionamento. Quero dizer que antes de qualquer providência você tem de estar absolutamente convicta de que está certa em suas conclusões.

Para tanto, "esqueça" o que foi feito e refaça tudo!

Neste refazimento você levantará Balanço mensal abrangendo o período de Janeiro até o mês em questão, a despeito de a lei não obrigá-la a isto. Vale dizer (por exemplo) que estando no mês de Julho, levantará balanço do período de Janeiro a Julho, estando em Agosto levantará balanço de Janeiro a Agosto e assim por diante, até chegar ao Balanço Patrimonial relativo ao período de Janeiro a Dezembro.

Concentre-se apenas nisto. Uma vez prontos todos os 12 Balanços, você terá em mãos o que "deveria ter sido feito" e então poderá tranqüilamente verificar o que foi feito e corrigir todos os erros cometidos, pois saberá (com certeza) os meses em que poderia ter levantado Balanço de Suspensão ou Redução do IRPJ e da CSLL e os meses em que deveria ter pago estes dois tributos por estimativa.

Uma planilha simples lhe ajudará a controlar os impostos pagos e os não pagos inclusive com totais acumulados.

Não há, a meu ver, outra maneira de solucionar a questão, sob pena de ter a contabilidade desclassificada e pagar - acrescidos de juros e multas - os impostos postergados. Solicitar a compensação indevida (via Per/Dcomp) é como "pedir de volta uma coisa que você não deu".

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade