x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.008

IPI - apuracao em separado

Angelo Rafael Zardo

Angelo Rafael Zardo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 19:00

Prezados, boa noite,

Estou com uma dúvida relativa a IPI.
Ao importar veículos das posições 8705 e 8711 está o importar obrigado a apurar e pagar o IPI em código próprio? Sem que esses créditos se misturem aos demais que surgiram com a importação de outras mercadorias no mesmo período?
Ou seja, deve o importar pagar o IPI da importação em código diferente do normal, se creditar de seu valor, mas somente utilizar esse crédito quando estas mercadorias forem vendidas e gerarem o débito?
Ou poderá ele se creditar do IPI da importação normalmente e fazer uso desse crédito para abater os débitos gerados pelas saídas no mesmo período de outras mercadorias que não se encontram nos mesmos capítulos das NCMs citadas?
O fato é verifiquei os artigos 259 a 267 do RIPI/2010 (Decreto 7.212) e ao meu ver não há obrigação de efetuar a apuração em separado.
Poderiam por gentileza me ajudar nesse tema?

Obrigado

Abraços

Angelo Zardo
Vitória - ES
Cel. (27) 9961-5564
Nextel : 27 7811-4174 ID : 97*26367
E-mail e MSN : [email protected]
Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 13:03

Angelo

Na apuração do IPI se no regulamento RIPI não houve menção que deve apurar IPI em separado em todos os produtos a apuração é total, credita na entradas de importação dos veiculos e forem para venda e debita nas saidas e vai apurando o IPI normalmente com toda sua movimentação de entradas e saídas.

existem alguns produtos que devem ser apurados separadamente, como cigarros, etc.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies