x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.466

Como fugir da Bi-Tributação

jorge alberto de albuquerque pereira

Jorge Alberto de Albuquerque Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 09:36

Bom Dia a Todos Amigos

4 rádios independentes porém dos mesmos sócios ( Pai e filho). Uma delas faturará contra o governo os serviços de propagandas no valor total. No entanto as propagandas serão executadas em todas as rádios.

As outras rádios emitirão notas fiscais para a rádio 1 de forma que possam receber sua parte dos serviços. Porém aí vem minha dúvida:

1 - A Rádio que emitiu a fatura contra o governo pagará os impostos em cima do valor bruto (lucro presumido).

2 - As outras 3 que emitirem as NFs contra a rádio 1 também terão que pagar os impostos em cima de seus faturamentos?

Obrigado e bom dia a todos

Jorge A de A Pereira
Contador
Salvador/Bahia 9 8103-8545 (whatsapp) / 30163439
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 10:27

Bom dia Jorge,

Exatamente!
Nas condições demonstradas por você, as quatro empresas terão que calcular e pagar seus impostos.

Isto porque há também a duplicidade de emissão de Notas Fiscais para o reconhecimento da mesma receita, ou seja, uma empresa assume o ônus total ao reconhecer a receita total a despeito de não ter prestado a totalidade dos serviços e as outras reconhecem a parte que lhes coube.

Se cada empresa emitisse Nota Fiscal diretamente contra o governo você não teria a impressão de estar pagando os impostos duas vezes. Este incidem sobre toda a cadeia produtiva, ou seja, quem aufere receitas paga os impostos. Se você assume as receitas de terceiros como se fossem suas, os terceiros pagarão impostos e você também.

Para a empresa que assumiu a receita total (emitiu NF contra o governo) as Notas Fiscais das outras três empresas significam simples despesas. Não foi ela que pagou os impostos sobre estas despesas, portanto não há aí a pretendida bitributação.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade