x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.146

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 18 julho 2007 | 23:22

Boa noite Cristian

O contribuinte que possuir saldo credor do ICMS, quando da adesão ou da migração para Simples Nacional, automaticamente perderá o crédito porventura existente.

Na mesma linha de raciocínio, o contribuinte que for excluído por opção ou por oficio, terá direito ao levantamento dos créditos, após a contagem do estoque existente e da avaliação do mesmo.

O principio da isonomia estará garantido em ambas as situações.

Se o contribuinte deixa de pagar o imposto pela metodologia utilizada anteriormente, principio da não cumulatividade, no novo sistema, perde os benefícios, pois ao aderir já está se beneficiando de um tratamento diferenciado, não poderá utilizar todos, terá que fazer a escolha, lembre-se a opção não é obrigatória, é facultativa, cada caso deve ser analisado individualmente

No link: http://www.sef.sc.gov.br/simples_nacional/principal.htm sob o titulo "Orientações Simples Nacional" - "Saldos credores existentes em Contas Gráficas" se lê:

Todos os créditos devem ser anulados, inclusive os presumidos

Face ao exposto, você deverá registrar contabilmente o fato, levando o valor do crédito do ICMS até então acumulado a débito da conta "Estoques" no Ativo Circulante e a crédito da conta "Impostos a Recuperar - ICMS" também no Ativo Circulante.

...

Mario Domingos Leme

Mario Domingos Leme

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 12:22

Bom dia!

Nesta mesma linha de anulação dos créditos o valor da apropriação de ICMS que vinha sendo administrado via CIAP de uma empresa que estava no RPA e que agora migrou para o Simples Nacional também não poderia creditar-se de 1/48 avos mensais? Ou esta regra é específica para os créditos de ICMS nos estoques?

Abraços

Mario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade