x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 591

mercadorias divididas

claudia  tavares

Claudia Tavares

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 16:31

Boa tarde, tenho uma empresa que os socios resolveram separar a sociedade . Um dos socios ficou com o CNPJ da empresa e o outro abriu nova inscrição: Esses sócios dividiram as mercadorias da empresa.
Ex Calçados e Roupas.
Um ficou com calçados e outro com roupas, mas o estoque está tudo no nome da primeira que ficou com a empresa já aberta. Como faço para acertar esta situação?

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará." (Lao Tsé)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 18:38

Boa tarde Claudia,

Após levantar um Balanço Patrimonial na data da dissolução da sociedade com vistas a verificar o ativo, passivo e o resultado da empresa para "divisão" legal, havendo lucros você tem duas alternativas:

1 - O sócio que saiu (por ter preferido) recebe em mercadorias a parte de lucros que lhe cabe, ou

2 - A empresa antiga paga em espécie os direitos e haveres do sócio que saiu.

A despeito de a principio parecer legalmente possível simplesmente "dividirem as mercadorias", na prática e em obediência as normas contábeis, tributárias e legais isto não é tão simples.

Levante o Balanço Patrimonial em questão e com base nele (não pode ser de outra forma) você deverá promover a referida dissolução da empresa primeira e justificar as mercadorias na empresa última.

Para saber mais acerca dos lançamentos contábeis, repita seu questionamento na sala "Contabilidade em Geral".

Em tempo: Promova pesquisa no banco de dados do Fórum sobre este assunto, pois já foi algumas vezes debatido

...

claudia  tavares

Claudia Tavares

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 13:42

Obrigada Saulo

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará." (Lao Tsé)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade