x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 986

SIMPLES NACIONAL -QUAL TABELA?

SANDRA REGINA TAKIUTI

Sandra Regina Takiuti

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 23 julho 2007 | 12:53

Boa tarde, para quem puder me ajudar:
A empresa, loja e departamentos, vende tudo, roupas, calcados,eletrdomesticos, e tem setor automotivo com instalacao de insufilma e som, tambem vende ap celular vivo.
Fiz as contas e no simples nacional acabo pagando muito mais, usando a tabela comercio, agora minha pretacao de serviço, nao atinge nem 2% do meu faturamento, devo ir pra tabela V? e pagar valores abusivos? sendo que nao tem opcao do Icms, que tambem devo pagar.
Quem puder me ajudar....
Grata

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 julho 2007 | 23:00

Boa noite Sandra,

"Vender de Tudo" ou "vender apenas alguma coisa".
Não há diferença lógica nos dois termos, pois, estaremos falando simplesmente de "comércio" ainda que em maior ou menor escala.

As tabelas do Anexo I que regem a tributação das atividades comerciais (a menos que haja substituição tributária) têm o ICMS incluso entre os impostos que compõem o Simples Nacional, o que faz com que seja a atividade que mais se beneficiará do sistema.

Quando aos serviços realmente você tem razão, pois pela legislação atual, deverão ser sujeitos as alíquotas das tabelas do Anexo V, submetendo-se aos percentuais da Relação "R" e (neste caso) o cálculo e recolhimento do INSS deverão seguir orientações da Receita Federal do Brasil. Orientações estas ainda não disponibilizadas.

No entanto há fortes indícios de que estas atividades (serviços) deverão "mudar" para as tabelas do anexo III onde o INSS está incluso no Simples e a tributação é bem "mais barata". Para tanto sua empresa deverá ter solicitado sua adesão no máximo até o dia 31/07/2007 ou "perderá a oportunidade" e só terá outra em Janeiro de 2008.

Na pior das hipóteses, se não forem aprovadas as mudanças previstas, sua empresa será onerada apenas no tocante aos serviços que segundo você mesma não significam mais do que 2% do faturamento.

Faça suas contas.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade