x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.123

DÚVIDA ANEXO I E V

Matheus Fedatto Zorzella

Matheus Fedatto Zorzella

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 23 julho 2007 | 14:06

Temos um cliente com o ramo de atividade de Comercio de artigos de papelaria com prestação de serviço em xerox. A empresa tem menos de 10% de faturamento do serviço de xerox. As minhas dúvidas são relativas a contribuição do INSS por parte da empresa:

1) o recolhimento do INSS por parte da empresa será de 20% para pro labore e funcionarios 20% +(1,2 ou3) nesta situação?

2) se a empresa paralizar o seu serviço de xerox, mas tem a inscrisão na prefeitura como contribuinte do ISS, ela irá recolher o INSS por parte da empresa ou terá de alterar o contrato para não recolher o INSS?

Realmente não achei nada para esclarecer essa minha dúvida, agradeço desde já.

Matheus

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 julho 2007 | 23:23

Boa noite Matheus,

Se sua empresa explora concomitantemente as atividades de Comércio (papelaria) e Serviços (fotocópias e xerox) é sem sombra de dúvidas, uma empresa com atividades mistas.

Segundo o artigo 8º da Resolução CGSN 005/2007, as empresas com atividades mistas deverão ter o cálculo e recolhimento das contribuições para seguridade social, a cargo da Pessoa Jurídica (INSS da Empresa) elaborados segundo orientações a serem normatizadas pela Receita Federal, e não da maneira que você acima mencionou. (confira)

Art. 8o Na hipótese de a ME ou a EPP auferir receitas previstas nos incisos I a XII do § 3o, concomitantemente com receitas previstas nos incisos XIII a XXVI, e no § 4o, todos do artigo 12º da Resolução CGSN 004, de 2007, o valor devido da Contribuição para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, não incluído no Simples Nacional, seguirá orientação de norma específica da RFB.

Face ao exposto você tem 3 alternativas:

01 - Alterar o Contrato Social retirando a atividade de serviços,

02 - Declarar à Receita Federal que exerce apenas a atividade comercial ou,

03 - Aguardar que haja a aprovação do PLC 43/2007 que mudará estas atividades para as tabelas do Anexo III.

Eu "apostaria" na terceira alternativa.
Solicite sua adesão até 31/07/07 e aguarde mudanças na legislação. Se nada mudar você pode alterar o Contrato Social e excluir (se financeiramente for interessante) a atividade da prestação dos serviços.

Cabe lembrar que a simples "paralisação" dos serviços não adiantará muito nos primeiros meses, pois, se estas atividades continuarem sendo sujeitas as tabelas do Anexo V, ainda "contarão" para o cálculo da Relação "R", pois ela é determinada pela relação entre a soma da Receita Bruta Total dos últimos doze meses anteriores ao período de apuração, a soma da Folha de Salários no mesmo período.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade