x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 733

Lucro Presumido para Lucro Real

Manoel Enedir

Manoel Enedir

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 16:07

Empresa que era optante do lucro presumido ate 31.12.2009

Opta pelo lucro real em 01.01.2010

Tinha, na data, um bem do ativo imobilizado há mais de 5 anos.

Ao fazer o balanço de abertura em 01.01.2010, foi feito o seguinte.

Debitado o imobilizado pelo valor do bem..230.000,00

Creditado o valor da depreciação acumulada, pelo mesmo valor.



Agora em 2011 a empresa vendeu o bem por 170.000,00

Contabilmente vai aparecer um ganho de capital de 170.000,00 pois o bem já estava depreciado.]

Mas como a empresa não era do lucro real, esta depreciação jamais compôs o custo da empresa.

Agora aparece um ganho de capital nesta alienação que, a rigor a empresa não obteve, pois se estivesse no lucro presumido teria uma perda de capital de 60.000,00



Como proceder para não pagar irpj e c.social sobre esse lucro que não existiu?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 19:17

Boa noite Manoel

É direito (e dever) das empresas registrarem contabilmente as quotas de depreciação ainda que estas não se prestem para "diminuição" dos impostos incidentes sobre o lucro por ter sido pago com base na presunção, ou seja, não só as empresas tributadas pelo Lucro Real devem contabilizar as quotas de depreciação, as do Lucro Presumido e as do Simples Nacional também.

Quando da apuração do ganho de capital sobre alienação de bens, a depreciação deve (obrigatoriamente) se considerada mesmo que a empresa não a tenha registrado contabilmente, pois para todos os efeitos é irrelevante o fato da empresa não ter exercido o direito que tinha.

Para todos os efeitos, no caso citado por você não se justifica o que você chama de "Balanço de Abertura" pois a empresa e a contabilidade propriamente dita não mudaram - não sofreram descontinuidade - o que mudou foi apenas o sistema tributário até então adotado.

Confesso que não entendi sua última colocação: "Agora aparece um ganho de capital nesta alienação que, a rigor a empresa não obteve, pois se estivesse no lucro presumido teria uma perda de capital de 60.000,00

Se a empresa e a contabilidade são as mesmas, se o valor da depreciação acumulada era idêntico ao do bem em questão, este já estava (e continua) totalmente depreciado. No que (exatamente) você se fundamenta para afirmar que no Lucro Presumido esta operação resultaria em perda de capital e enquanto no lucro real a mesma transação se "transforma" em ganho?.

A apuração do ganho de capital se dá pela diferença positiva entre o custo contábil de aquisição já diminuido da depreciação acumulada até a data da venda e o valor desta independentemente do sistema tributário adotado pela empresa, ou seja o ganho existe e os impostos são devidos.

O que muda é apenas a tributação que no Lucro Presumido e no Real é composta pelo IRPJ e a CSLL e no Simples Nacional apenas pelo IRPJ.

...


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.