x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 15.757

Simples Nacional atividade vedada

ANGELA MARIA OLIVEIRA BONETI

Angela Maria Oliveira Boneti

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 25 julho 2007 | 06:54

Tenho uma empresa cuja atividade é de Comercio Atacadista de artigos de 1,99 e seu enquadramento deu pendência no Estado e o funcionário da repartição do Posto Fiscal me disse que a pendencia existe porque essa atividade de Comércio atacadista é vedada, Procede?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 25 julho 2007 | 07:07

Bom dia Angela,

Não existe vedação a opção pela sistemática do Simples Nacional para as empresas cuja atividade seja a do comércio atacadista.

O que existe é um limite de faturamento a ser observado.

Naturalmente se as receitas da empresa atacadista forem em valores superiores aos limites determinados para enquadramento no Simples Nacional, não deverá optar.

Vale dizer que havendo a expectativa de ser extrapolado o limite (já no primeiro ano) é aconselhável não aderir ao Simples, pois neste caso a exclusão retroaje a data inicio da opção. (§ 3º, Artigo 31º LC 123/2007)

...

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 17 anos Quarta-Feira | 25 julho 2007 | 08:59

Bom dia,

A única vedação para empresas cuja atividade seja o comércio atacadista é quanto a alíquota do IPI dos produtos por ela comercializados, confira no inciso XXI do Art. 12º da Resolução CGSN nº 4/2007

Art. 12. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a ME ou a EPP:
...
XXI - que exerça atividade de produção ou venda no atacado de bebidas alcoólicas, cigarros, armas, bem como de outros produtos tributados pelo IPI com alíquota ad valorem superior a 20% (vinte por cento) ou com alíquota específica;


Recomendo também que veja o Anexo II da Resolulção CGSN nº 6/2007 que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional:
www8.receita.fazenda.gov.br

Por ser uma loja de 1,99 e vender de "quase tudo" pode ter um produto que a aliquota do IPI se enquadre na vedação.

Sugestão:
Aguarde a votação do Projeto de Lei onde estão mudando a redação deste inciso para:
que exerça atividade de produção ou venda no atacado de bebidas alcóolicas, cigarros e armas;


Se persistirem duvidas, entre em contato.

Obrigado!

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Andréa Pinheiro

Andréa Pinheiro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 17 anos Quarta-Feira | 25 julho 2007 | 14:47

Boa Tarde!!

Uma empresa, cuja atividade é Com. Atacadista de filmes, CDs, DVDs, fita e discos. Saiu pendência cadastral e o PF informou que a atividade é vedada. Isto procede??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade