Erick Cerqueira Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados colegas, após ler vários tópicos no banco de dados a respeito da melhor opção para construir imoveis residencias e vendé-los, me deparei com as seguintes dúvidas:
1) Caso adquira um terreno como pessoa física e construa as unidades, serei tributado pelo ganho de capital e acima de duas unidades poderei ser equiparado à pessoa jurídica, e teria problemas com o fisco;
2) Caso adquira o terreno em nome da pessoa jurídica,e construa as residências, não poderia optar pelo Lucro Presumido( a melhor opção tributária); caso fosse vendê-las, pois passaria a ter a característica de incorporadora ;
3) Se a opção anterior for realmente o que entendi, teria apenas a alternativa do Lucro Real, que a na minha opnião é a mais honerosa.
4) E por último, caso adquira um terreno em nome da pessoa física e constitua uma pessoa jurídica com atividade de construção civil que promova a construção das residencias, irei pagar impostos pela pessoa jurídica e pela pessoa física sobre o ganho de capital, pois as residencias seriam averbadas em nome da pessoa física.
Resumindo; parece que não tenho opção de uma carga tributária menor, quando penso em construir imóveis para vender. Por gentileza, me ajudem se estiver pensado errado!